Évora: Dia da Igreja Diocesana levou centenas de pessoas às ruas da cidade

«Ser discípulo de Jesus é seguir em atitude de serviço, disponibilidade, de integração na comunidade», apelou D. Francisco Senra Coelho, na Missa jubilar

Évora, 05 out 2025 (Ecclesia) – Centenas de pessoas participaram este sábado na celebração do Dia da Igreja Diocesana, em Évora, marcado pelos apelos ao serviço do arcebispo local, D. Francisco Senra Coelho.

“O apelo do Senhor se dirigiu a cada discípulo – vem e segue-me! É palavra dirigida a cada um de nós hoje, o Senhor quer fazer de cada um de nós seus discípulos. Ser discípulo de Jesus é seguir em atitude de serviço, disponibilidade, de integração na comunidade”, disse, na homilia da Missa a que presidiu na Catedral de Évora.

O arcebispo arquidiocesano apelou ainda à promoção de uma “vida interior repleta de sentido e luz”.

“Celebrar o Ano Santo é tomar consciência do tempo todo que nos é dado viver na nossa existência. Fazemos o exercício de beber junto das fontes da redenção. Alimentarmo-nos da Eucaristia e darmos as mãos como povo sacerdotal e fraterno”, sublinhou D. Francisco Senra Coelho, numa intervenção divulgada pela Arquidiocese de Évora.

O responsável destacou a importância de ter mais catequistas para nas comunidades católicas e recordou que “a Eucaristia dominical deve ser a prioridade” de cada uma delas.

O “terceiro pé do tripé da comunidade” identificado na homilia é foi o “testemunho da caridade”, ao serviço de todos.

“Em cada realidade que cada um de nós vive, quer no trabalho, ou no Centro Dia que frequentamos, devemos todos dar testemunho da Esperança. Porque a Esperança que não engana, ilumina a nossa vida e o nosso olhar. Havemos de ser um sinal de vida e de presença onde nos encontramos. Sinal da Esperança que não engana”, apelou D. Francisco Senra Coelho.

Ser nova criatura no mundo imundo, marcado pela violência que corrompe, devemos ser na simplicidade diferentes, ver o que é de bom em cada ser humano. Valorizar cada pessoa, no respeito profundo, na tolerância de quem quer viver.”

Esta jornada marcou o arranque oficial do Ano Pastoral na Arquidiocese de Évora, o segundo do Biénio Pastoral, que terá como o lema geral “Comprometidos na Igreja e no Mundo” e commo objetivo geral “Motivar o Compromisso Cristão ao serviço da Comunidade”.

A celebração começou na igreja de S. Francisco, com a oração de Laudes e a apresentação do Plano Pastoral 2025-26, antes da Peregrinação Jubilar, em direção à Catedral de Évora.

O Plano Pastoral indica que, “entre os compromissos inerentes à missão da Igreja pretende-se salientar a formação dos cristãos em ordem aos serviços e ministérios laicais bem como a ação sociocaritativa, qual rosto da Igreja que procura responder às solicitações dos mais carenciados através da Caridade organizada nas comunidades”.

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top