Évora, 18 Abr 2020 (ECCLESIA) – O Arcebispo de Évora convidou o padre Ivan Hudz, sacerdote católico ucraniano de Rito Bizantino, a concelebrar na Eucaristia do II Domingo de Páscoa (19 de abril,), data que a Igreja Católica Ucraniana do Rito Bizantino celebra a sua Páscoa.
Na celebração padre Ivan Hudz vai ter a “oportunidade de se dirigir aos fiéis de Rito Bizantino em língua ucraniana”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
D. Francisco Senra Coelho dirigiu também uma mensagem a todos os ucranianos e a todos os cristãos de rito oriental onde realça que com a Arquidiocese de Évora, une-se “a todos vós, que ides celebrar a Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, no próximo domingo, dia 19 de abril, em que não podendo celebrar comunitariamente, pelos motivos conhecidos, será celebrada em família”.
“Que o Senhor esteja no meio de vós e vos preencha o coração com a Sua Luz”, lê-se na mensagem do Arcebispo de Évora.
A transmissão, às 19h00, inclui os meios digitais habituais (facebook e site da Arquidiocese de Évora) e a televisão Canção Nova para toda a “família ucraniana residente em Portugal”.
Nas pessoas dos “estimados padres ucranianos, Ivan Hudz e Taras Goyvanyuk, respetivamente, párocos da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção do Torrão e Nossa Senhora da Graça de Benavente, o Arcebispo de Évora deseja uma “Santa Páscoa em família” e implora a Deus, “bênçãos espirituais para as famílias, para as novas gerações, as crianças, os adolescentes e os jovens e para os idosos, doentes e sós”.
LFS