Évora: Clero do Sul reflete sobre o II Concílio do Vaticano

Évora, 21 jan 2013 (Ecclesia) – O Instituto Superior de Teologia de Évora organiza a partir de hoje a atualização do clero da Província Eclesiástica do Sul (Dioceses de Évora, Beja e Algarve) sobre “Concílio Vaticano II: sinal dos tempos para os novos tempos”.

A decorrer até 24 de janeiro, em Montemor-o-Novo, esta iniciativa começa com uma conferência de D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, sobre “Igreja que dizes de ti mesma, 50 anos passados?”.

D. Manuel Madureira Dias, bispo emérito do Algarve, fala esta tarde sobre “O contexto eclesial do Concílio Vaticano II. Esperanças e interrogações”.

No dia 22, a «Lumen Gentium: nova eclesiologia para uma Igreja Sacramento Universal de Salvação», por José Eduardo Borges de Pinho, da Universidade Católica Portuguesa, e a «Dei Verbum: a Sagrada Escritura é a alma de toda a Teologia e está no coração da Igreja», por D. António Couto, bispo de Lamego, são as conferências da manhã.

Às 15h00, conferência “Sacrosanctum Concilium: a Liturgia como celebração da fé de uma Igreja peregrina em demanda da Cidade Celeste”, por Pedro Ferreira, OCD, seguida de debate com o conferencista.

“Uma Igreja à procura da renovação. O regresso às fontes”, é o tema da conferência de D. António Marcelino, bispo emérito de Aveiro.

No dia 23, Lluis Oviedo, OFM, Antonianum – Roma, fala sobre “O Concílio Vaticano II cinquenta anos depois. Questões relacionadas com a sua receção atual”.

Às 11h30, conferência “O diálogo e a gratuidade num mundo secularizado. Uma resposta à atual crise antropológica”, por Martín Carbajo Núñez, OFM, Academia Afonsiana – Roma, seguida de debate com o conferencista.

Às 15h00, conferência “Os campos prioritários da Evangelização: os Jovens, a Cultura e a Ciência”, por Lluis Oviedo, seguida de debate com o conferencista e às 17h00, conferência “Nova Evangelização e Cultura Mediática. Do Decreto “Inter Mirifica” aos nossos dias”, por Martín Carbajo Núñez, seguida de debate com o conferencista.

No último dia, realiza-se um painel “Como olhamos para a Igreja 50 anos depois do Vaticano II e no futuro? Perspetivas”, com Paula Rosado, padre António Domingos e Ir. Maria da Glória Pinto, CM.

Jornal «A Defesa»/LFS

Partilhar: