Évora: Cáritas promoveu homenagem ao cónego Silvestre Marques

Instituição tem oito respostas sociais, que empregam mais de 100 funcionários, na cidade alentejana

Évora, 07 jul 2025 (Ecclesia) – A Cáritas Arquidiocesana de Évora promoveu este domingo uma homenagem ao cónego Silvestre Marques, sacerdote com “papel destacado no campo da ação social”, ao longo de mais de quatro décadas.

A sessão solene que se realizou no auditório dos Salesianos, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, foi conduzida pelo padre Manuel Vieira, assistente espiritual da Cáritas Arquidiocesana, e contou com as intervenções do Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, e Eugénio Fonseca, antigo presidente da Cáritas Portuguesa.

Na sua intervenção, D. Francisco Senra Coelho destacou o percurso do cónego Silvestre Marques, em particular o “vasto trabalho empreendido para a promoção da Pastoral Social” na Arquidiocese.

O homenageado foi ainda autor da obra “Não me matarás”, a partir do doutoramento em Direito Canónico na Universidade Pontifícia Urbaniana de Roma e da sua tese em Filosofia na Universidade Católica Portuguesa.

“Trata-se de uma obra de referência para uma reflexão séria sobre a temática da recuperação dos aditivados no contexto da realidade da sua dignidade humana e à luz da Fé de Filhos de Deus. Não haverá recuperação de ninguém sem o ambiente natural do amor”, indicou o arcebispo de Évora, citado num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O cónego Silvestre Marques é também postulador da causa de canonização de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares.

Após esta sessão solene, foi celebrada a Eucaristia, na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, onde, há 54 anos, o sacerdote homenageado celebrou a sua Missa Nova.

“A Caritas é hoje uma instituição que, na cidade de Évora, mantém a funcionar oito respostas sociais, dando trabalho a mais de 100 funcionários. Dela fazem parte o Serviço de Apoio Social, Serviço de Apoio Domiciliário, ERPI (Lar), Refeitório Social, Creche, Apartamento de Reinserção, Equipa de Apoio Social Direto e NAV (Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência)”, indica a nota da Arquidiocese.

OC

Partilhar:
Scroll to Top