«Temos muita gente a bater-nos à porta, a manifestar-nos dificuldades de toda a ordem», diz presidente
Évora, 08 mar 2012 (Ecclesia) – O presidente da Cáritas Diocesana de Évora diz que está a aumentar o número de pessoas que recorre à instituição para responder à “fome” e à carência “que em alguns casos é de tudo”.
“Há uma procura significativa de pessoas que por causa de terem perdido os seus empregos nos pedem ajuda para resolver problemas financeiros graves”, como o pagamento de contas de farmácia, renda de casa e liquidação de prestações de empréstimo”, relatou à ECCLESIA o diácono Luís Rodrigues.
“Temos muita gente a bater-nos à porta, a manifestar-nos dificuldades de toda a ordem, e cada vez são mais”, referiu o responsável, que também fala de “muitas” situações de isolamento de idosos, “sobretudo no centro histórico de Évora” mas também no meio rural.
Os técnicos da Cáritas visitam todos os meses os 20 polos de atendimento na diocese que cobrem dois terços das 150 paróquias, reunindo com voluntários locais da instituição com o objetivo de conhecerem as pessoas que pedem ajuda.
A organização católica dispõe de um serviço de apoio domiciliário em Évora e arredores que auxilia 278 utentes, além de creche e gabinete de atendimento que inclui o apoio a imigrantes.
A Cáritas eborense também tem uma comunidade terapêutica destinada à recuperação de pessoas toxicodependentes, com apartamentos que permitem a transição entre a fase final dos tratamentos e a reinserção na sociedade.
As atividades relativas ao Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, que ocorre em 2012, foram inauguradas esta sexta-feira com uma ação formativa para “divulgar boas práticas”, referiu o diácono Luís Rodrigues, adiantando que estão previstas mais iniciativas neste âmbito.
O programa ECCLESIA na Antena 1 do próximo domingo, transmitido a partir das 6h00 e disponível na internet na segunda-feira, apresenta esta entrevista ao diácono Luís Rodrigues, entre outros apontamentos sobre a Semana Cáritas que está a decorrer.
PRE/RJM