Évora, 21 Jan (Ecclesia) – A Caritas de Évora realiza a 28 de Janeiro um encontro para apresentar os resultados da iniciativa ‘Capacitar para a Cidadania e Inclusão’, vocacionada para quem tem dificuldade em aceder à procura de emprego e formação.
A jornada pretende “demonstrar como os excluídos precisam e podem ter produtos feitos ‘à medida’” e em “constante aperfeiçoamento”, que “resultam na capacitação cidadã e no acesso ao emprego”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A iniciativa pretende também reflectir sobre a necessidade de as instituições da economia social pensarem em “respostas diferentes dos estereótipos das empresas de formação”.
O encontro, organizado no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social, assinado entre a Segurança Social, o município eborense e a Caritas Diocesana, realiza-se em Évora entre as 9h30 e as 17h30, no Salão Multiusos da instituição da Igreja Católica.
Na parte da manhã, as conferências intitulam-se ‘A acção social e a formação para a inclusão no QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional): perspectiva nacional, regional e boas práticas locais’ e ‘A aplicação do produto formativo ‘Capacitar para a cidadania e inclusão’ como boa prática da Cáritas Diocesana de Évora’.
Após o almoço vão ser apresentados testemunhos de formandos, formadores e entidades de acolhimento, enquanto que as duas últimas comunicações centram-se no tema ‘A Cáritas Diocesana de Évora como dinamizadora de processos de formação: o presente e o futuro’.
RM