Évora: Arquidiocese destina renúncia quaresmal às vítimas dos sismos na Turquia e na Síria

D. Francisco Senra Coelho evoca «dom da paz para a Humanidade» e intenções de comunhão «com todas as vítimas das violências»

Foto: Lusa/EPA

Évora, 22 fev 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora convida as comunidades católicas a “caminhar na esperança” nesta Quaresma, pedindo que tenham presente as vítimas da violência e dos desastres naturais.

“Proponho-vos a amar com o amor com que somos amados, a amar com a fraternidade das primeiras comunidades cristãs, doando a nossa Renúncia Quaresmal às vítimas dos sismos que afetaram dramaticamente os territórios da Turquia e da Síria”, escreve D. Francisco Senra Coelho, na mensagem quaresmal de 2023, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A Quaresma é um tempo litúrgico, de 40 dias (a contagem exclui os domingos), que tem início esta quarta-feira, com a celebração de Cinzas, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência; serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (este ano a 9 de abril).

“Que os nossos exercícios espirituais tradicionais da Quaresma tenham sempre presente o dom da Paz para a Humanidade, as intenções de comunhão com todas as vítimas das diversas violências, incluindo violência sexual, doméstica e perseguição religiosa”, desenvolve D. Francisco Senra Coelho.

O arcebispo de Évora explica que confia “a sensibilização para a renúncia” à Cáritas Arquidiocesana, aos párocos, diáconos, catequistas e a todos os agentes da pastoral, informando que o valor angariado será enviado “diretamente à Santa Sé, Roma, e colocada sobre o alto critério do Santo Padre, o Papa Francisco, para o fim indicado”.

“Rezo com todos vós, para que esta necessidade clamorosa e urgente de partilha obtenha de todos nós uma resposta empenhada e generosa”, acrescenta.

O responsável católico pede a todos que rezem “por uma Igreja Sinodal e pelo próximo Sínodo” e com os bispos das dioceses do sul de Portugal rezem e trabalhem “pelas vocações sacerdotais, religiosas, monásticas e matrimoniais” e que a Jornada Mundial da Juventude – JMJ Lisboa 2023 – continue a “desafiar o acolhimento, a criatividade, compromisso responsável e oração”.

‘Caminhar juntos na Esperança’ é o tema do ano pastoral 2022/23, que encerra um quadriénio centrado na esperança na Arquidiocese de Évora, com a frase bíblica «Maria levantou-se e partiu apressadamente».

Neste contexto, a mensagem de D. Francisco Senra Coelho para a Quaresma deste ano 2023 “reflete e insere-se na dinâmica pastoral” que procuram viver.

“Perante o testemunho de Maria, a Discípula Missionária, encontramo-nos na História da Igreja, com muitos cristãos que ao descobrir o amor de Deus em suas vidas, souberam amar com esse amor a Igreja, Esposa e Corpo Místico de Cristo, concretizando-a e descobrindo-a em toda a Humanidade que, em muitos casos ainda procura Cristo, mesmo sem o saber”, desenvolveu o responsável católico, que apresenta o exemplo de Santa Teresa de Ávila, São João da Cruz e Santa Teresa do Menino Jesus.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top