D. Francisco Senra Coelho evoca situação «dramática»
Évora, 27 fev 2022 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora anunciou que a renúncia quaresmal da comunidade católica vai ajudar este ano a Igreja na Ucrânia, apelando à “fraterna solidariedade” com um “povo irmão”.
“Pedi à arquidiocese que oferecêssemos, nesta Quaresma, a nossa renúncia quaresmal, tudo aquilo de que possamos privar-nos, porque é supérfluo, para podermos enviar algumas dezenas de milhares de euros para a Igreja Ucraniana”, disse D. Francisco Senra Coelho, em declarações à ‘Rádio Esperança’.
“A situação na Ucrânia é dramática, sem dúvida”, acrescentou.
A Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa, no calendário católico, começa este ano a 2 de março, com a celebração das Cinzas.
A renúncia quaresmal é uma prática em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para finalidades especificadas pelo bispo da sua diocese.
O arcebispo de Évora convidou ainda os católicos à oração do Rosário por um povo que “tem direito à autonomia, à liberdade”, evocando ainda as muitas comunidades ucranianas na diáspora.
D. Francisco Senra Coelho criticou a “perspetiva imperialista” que levou à invasão russa, considerando-a um “gesto enfermo”, comparável a muitos dos que sonharam ser “donos do mundo”.
A comunidade ucraniana em Évora está a promover uma recolha de donativos para ajudar a população do seu país, atingida pela invasão da Rússia.
A iniciativa procura reunir “medicamentos, material de primeiros socorros, cobertores, mantas e roupa quente”, informa o padre Ivan Hudz, sacerdote acompanha a comunidade Greco-Católica Ucraniana na Arquidiocese de Évora e na Diocese de Beja.
“Todos os contributos são bem-vindos! Em nome de toda a comunidade ucraniana, agradecemos a todos os que já fizeram o seu contributo e aos que o irão fazer. Um pequeno gesto de cada um vai fazer uma grande diferença”, escreve.
A arquidiocese alentejana informa que o material pode ser entregue na Igreja da Graça, em Évora até ao dia 1 de março.
Também a Paróquia de Benavente está a promover uma recolha de bens alimentares e de vestuário, além de cobertores, mantas e almofadas que podem ser entregues na igreja matriz, também até terça-feira.
OC
Évora: Arcebispo convida a oração «unânime» pela paz na Ucrânia