Angariação de fundos solidários vai decorrer nas celebrações dominicais de 8 e 15 de fevereiro

Évora, 06 fev 2026 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora reforçou hoje o seu apelo em favor das vítimas dos temporais em Alcácer do Sal e Leiria, sublinhando a “dramática incidência” das sucessivas tempestades.
“Reiteramos o apelo a toda a Arquidiocese de Évora, que expressemos a nossa fraterna solidariedade, através da comunhão na caridade cristã”, escreve D. Francisco Senra Coelho, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA.
A nota retoma o pedido deixado a 2 de fevereiro, para uma recolha de “fundos solidários” nas celebrações dominicais de 8 e 15 de fevereiro.
O responsável católico alude ao agravamento das condições meteorológicas dos últimos dias, que vieram piorar a “situação já grave e a emergência de urgente socorro às vítimas dos recentes temporais”, nomeadamente na Unidade Pastoral de Alcácer do Sal e na Diocese de Leiria-Fátima.
Recomendamos que nos próximos V e VI domingos comuns, concretamente nos dias 8 e 15 de fevereiro, com início nas Missas vespertinas de sábado, se proceda a uma coleta no final da celebração dominical, por exemplo às portas dos espaços de culto, com a finalidade do montante adquirido ser integralmente remetido quer à Cáritas Diocesana de Évora, para apoio a Alcácer do Sal, quer à Cáritas Diocesana de Leiria.”
O arcebispo de Évora adianta que a Cáritas Diocesana “já está mobilizada no envio imediato de recursos humanos e materiais para Alcácer do Sal”.
“Porque conhecemos comprovadamente a generosidade do nosso Povo Santo de Deus, estamos certos de que mais uma vez as paróquias alentejanas e ribatejanas da nossa Arquidiocese saberão responder com generosidade e criatividade, pois esta campanha de angariação de fundos solidários ultrapassa a porta e o adro da Igreja, para chegar a iniciativas no âmbito da boa vontade cívica e coletiva”, conclui D. Francisco Senra Coelho.
| Donativos (Cáritas Diocesana de Évora)
IBAN: PT50.0033.0000.00008447828.05 |
A enchente do rio Sado junto a Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, conta com cerca de 100 operacionais no terreno, entre bombeiros, GNR e funcionários municipais, além de cortes de energia elétrica pontuais para prevenir danos.
“O rio já está a descer, mas ainda continua com um caudal muito elevado. Totalizámos, no final do dia de ontem [quinta-feira], 179 pessoas resgatadas”, disse à agência Lusa o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio.
Segundo a mesma fonte, encontram-se no local cinco embarcações para ajudar à mobilidade nas zonas alagadas e cerca de 30 viaturas.
OC
