Évora: Arcebispo quer trabalho conjunto para levar «proposta missionária» aos jovens

Reunião geral do clero marca início do novo ano pastoral

Évora, 10 set 2018 (Ecclesia) – O novo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, disse hoje que a Igreja Católica deve promover um trabalho conjunto para levar uma “proposta missionária” aos mais novos.

“Faço votos de que, num diálogo em rede e de mãos dadas entre Pastoral Juvenil, a Pastoral Vocacional e a Pastoral do Ensino Superior, aconteça a proposta missionária aos jovens”, referiu, em declarações enviadas à Agência ECCLESIA pela Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social.

O Ano Pastoral 2018/2019 na Arquidiocese de Évora é subordinado ao tema “Discípulos missionários”.

A reunião geral do clero arquidiocesano decorre no Seminário Maior, sendo presidida pela primeira vez por D. Francisco Senra Coelho, que tomou posse como arcebispo de Évora no dia 2 de setembro.

O novo responsável convidou os sacerdotes a estarem atentos à “iniciação cristã” das novas gerações, com “desafios muito grandes” levantados pela “cultura da mobilidade, da comunicação”, bem como à formação dos agentes de pastoral.

“A Igreja está a sugerir-nos que nos dediquemos, de alma e coração, a uma cultura missionária”, desde as crianças aos idosos, passando pelas famílias, numa “dinâmica transversal”, acrescentou.

D. Francisco Senra Coelho destacou a importância das “visitas pastorais”, esperando que sejam uma “iniciativa da diocese”, através do departamento das Missões.

A Conferência Episcopal Portuguesa convocou um Ano Missionário em todas as dioceses católicas do país, de outubro de 2018 a outubro de 2019, depois de o Papa Francisco ter anunciado um “mês missionário extraordinário” para outubro de 2019, por ocasião do centenário da Carta Apostólica ‘Maximum Illud’, de Bento XV.

O arcebispo de Évora espera que estas iniciativas resultem em “amadurecimentos eclesiais” nas comunidades locais.

OC

Partilhar:
Scroll to Top