D. José Alves espera «forte testemunho» de fé na celebração marcada para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa
Évora, 30 mai 2015 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora convidou as comunidades católicas a um “forte testemunho” de vida cristã na vivência da Peregrinação Diocesana das Famílias que se realiza hoje no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa.
“Se uma célula adoece e não é tratada todo o organismo corre o risco de se desintegrar. A família, que é a célula base da sociedade, adoeceu e toda a sociedade está em crise. É urgente cuidar da família”, escreveu aos diocesanos.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, D. José Alves convida a diocese a peregrinar à “padroeira” no que espera ser “uma bela jornada de fé, de alegre convívio e de esperança num futuro melhor”.
“Convido os esposos para que aos pés de Maria, esposa e mãe, consagrem e fortaleçam os laços do seu amor esponsal. Convido os pais para que, a exemplo da Sagrada Família, se façam acompanhar dos seus filhos nesta peregrinação. Convido os filhos para que acompanhem os seus pais como Jesus acompanhou Sua Mãe e São José ao Templo de Jerusalém”, desenvolveu o arcebispo de Évora.
O prelado recorda que em assembleia diocesana, no início do ano pastoral, foi assumido o “compromisso de dar um sinal coletivo” do apreço pela família “entendida como comunidade de vida e de amor”.
“Vamos todos ao Solar da Padroeira!”, é o repto de D. José Alves que destaca que a “união de todos” os membros da família em “oração e convívio festivo” com outras famílias vai ser um “forte testemunho” de vida cristã que vai produzir “frutos de vida nova”.
O encontro tem ainda uma vertente solidária e a organização pretende que cada pessoa leve um bem alimentar que vai ser oferecido à Caritas Diocesana de Évora.
A peregrinação a pé começou às 09h00 em Borba, em Bencatel e em Pardais, às 11h30 é a celebração da Eucaristia no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
Para esta tarde, o programa prevê animação no Jardim Público com o mágico Nuno André, o imitador de vozes João Canto e Castro e a cantora de músicas de inspiração cristã Claudine Pinheiro, entre outros.
A Peregrinação Diocesana das Famílias encerra uma semana dedicada ao tema, em que se promoveram “conferências, atividades culturais, orações realizadas em espaços públicos, entre outras”.
CB/OC