«Serve também para o encontro de Comunidades Cristãs que compartilham e festejam a alegria cristã da vocação universal à santidade» – D. Francisco Senra

Évora, 09 jan 2026 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora afirma que a visita da Relíquia de Santa Beatriz da Silva a esta Igreja diocesana “é uma graça, e um ato pastoral e evangelizador”, numa nota para o Ano Jubilar Concepcionista.
“Pode ser para nós uma oportunidade de conhecimento do real valor e significado eclesial e litúrgico do que é uma relíquia e do aprofundamento da vida e obra de Santa Beatriz da Silva; do encontro e aprofundamento com a sua espiritualidade e de compromisso com a mensagem da sua vida, que ao tratar-se de uma Santa da Igreja, é sempre modelo de Discípula de Cristo e nossa intercessora junto de Deus”, escreve D. Francisco Senra, no documento enviado, esta sexta-feira, à Agência ECCLESIA.
Na nota pastoral, o arcebispo de Évora anuncia à arquidiocese a visita da relíquia de Santa Beatriz da Silva, que se fará próxima “daqueles que a queiram acolher e melhor conhecer”, nomeadamente as paróquias, seminários, casas de formação sacerdotal e comunidades religiosas.
D. Francisco Senta Coelho realça que a visita da Relíquia de Santa Beatriz da Silva “é uma Graça, e um ato pastoral e evangelizador”, uma proposta “muito comprometida do coração” do mosteiro das Monjas Concepcionistas de Campo Maior, que se insere num conjunto alargado “e auspicioso” de iniciativas ao longo deste Ano Jubilar.
Na Nota Pastoral ‘No seu Jubileu Relíquia de Santa Beatriz da Silva visita-nos’, o arcebispo de Évora sugere também às comunidades que possam acolher a peregrinação da relíquia “três fecundos momentos”, de preparação ou pré-acolhimento, durante a visita, e a sua conclusão.
Neste contexto, nomeou uma equipa sacerdotal que a nível diocesano possa “promover, organizar, apoiar e acompanhar esta feliz iniciativa”: Padres Alessandro Cont, Marcelino Caldeira, Joaquim Pinheiro e João Luís Gonçalves da Silva.
“A Visita da Relíquia da Santa serve também para o encontro de Comunidades Cristãs que ao transportarem e ao acolherem a Relíquia, compartilham e festejam a alegria cristã da vocação universal à santidade, implícita neste Jubileu.”

O Jubileu de Santa Beatriz da Silva teve início no domingo da Epifania, no dia 4 de janeiro, com uma Eucaristia presidida pelo arcebispo de Évora, na igreja do Mosteiro Concepcionista, em Campo Maior, e decorre até 31 de dezembro deste ano.
“Às monjas de Campo Maior, a expressão do nosso afeto, da nossa comunhão na Caridade e a nossa mais profunda gratidão”, escreve D. Francisco Senra Coelho, na nota pastoral com data de 6 de janeiro.
Este Ano Jubilar Concepcionista foi decretado pela Penitenciária Apostólica (Prot. N. 02917/2025-982/25/1), pelo 50.º aniversário da Canonização de Santa Beatriz da Silva, no dia 3 de outubro de 1976, pelo Papa São Paulo VI, na Basílica de São Pedro, e por ocasião dos 100 anos da sua beatificação, pelo Papa Pio XI, em 1926.
O arcebispo de Évora lembra ainda que se pode “pessoalmente beneficiar da Indulgência Plenária”, conforme as prescrições habituais e elucidadas pelo Catecismo da Igreja Católica (CIC 1471-1498), em visita à igreja do mosteiro da Ordem das Monjas Concepcionistas Franciscanas da Imaculada Conceição em Campo Maior, e “aplicar a Indulgência pelos Fiéis Defuntos”.
CB/OC
Évora: Ano Jubilar em honra de Santa Beatriz da Silva arranca na igreja do Mosteiro de Campo Maior

