
Viseu: Tesouro-Museu da Catedral inaugura exposição com 66 esculturas de Cristo

Viseu, 09 abr 2025 (Ecclesia) – Uma nova exposição, intitulada “Meu Cristo”, vai ser inaugurada, no dia 13 de abril, pelas 19h30, no Tesouro da Catedral – Museu de Arte Sacra, da responsabilidade do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.
A mostra abrange “66 esculturas de Cristo, da autoria do escultor Paulo Neves, num confronto de materiais entre a madeira e o bronze”, pode ler-se na informação do Gabinete de Informação da Diocese de Viseu, enviada à Agência ECCLESIA.
Segundo Fátima Eusébio, coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu e responsável pelo museu, “esta exposição é um convite à contemplação da imagem do Crucificado, num esquema aparentemente repetitivo, mas sempre com diferenciações formais”.
Estas “propõem uma caminhada entre a morte e a ressurreição e nos motivam o questionar do posicionamento de cada um de nós, face ao outro, e das opções que a humanidade assume no contexto atual”, refere.
Fátima Eusébio afirma que “cada atrocidade cometida para com o outro, em contexto de guerra e violência, é a crucificação que se repete”.

Falando sobre esculturas, a também diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, da Conferência Episcopal Portuguesa, descreveu que “a leveza e a suavidade da madeira contrastam com a força e a imponência do bronze”.
“Os rostos dourados de algumas peças posicionam-nos perante a beleza da vida, que se faz luz para os outros”, destacou.
Fátima Eusébio apela a todos que “apareçam para um fim de tarde de domingo diferente no Museu da Catedral”.
A exposição vai estar patente no Tesouro da Catedral – Museu de Arte Sacra no dia 7 de maio.
LJ/OC