
Viseu: Tesouro Museu da Catedral celebra o Dia dos Avós
Viseu, 22 jul 2025 (Ecclesia) – No próximo fim-de-semana, 26 e 27 de julho, data em que se celebra o Dia dos Avós, o Tesouro Museu da Catedral de Viseu, da responsabilidade do Departamento Diocesano dos Bens Culturais convida os avós e netos a visitarem este espaço museológico, enriquecendo o “baú” de boas memórias que têm partilhado.
“Para os netos, que se fizerem acompanhar com os seus avós, temos um presente especial, a oferta do livro infanto-juvenil ‘À Descoberta do Primeiro Santo: São Teotónio’. Esperamos pela visita de muitos avós com os seus netos”, convida Fátima Eusébio, coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.
Recorde-se que, além da exposição permanente, é ainda possível visitar a exposição ‘Liberdade Garantida’, da autoria do artista Miguel Cardoso, que foi inaugurada a 17 de maio deste ano.
O Dia Mundial dos Avós pretende homenagear todos os avós, pela entrega, carinho e cuidados que dedicam a toda a família e, de forma especial, aos netos.
A data evoca São Joaquim e Santa Ana, os pais de Maria e avós de Jesus Cristo, padroeiros de todos os avós.
Esta efeméride celebra-se a 26 de julho, data em que, no calendário civil, se homenageiam tradicionalmente os avós.
Este ano, a Igreja celebra liturgicamente o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos no domingo seguinte, ou seja, a 27 de julho, conforme proposto pelo Papa Francisco.
LFS