
Viseu: Peregrinação à Casa Memorial Rita Amada de Jesus marca início do ano pastoral

Viseu, 18 set 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu está a organizar uma peregrinação à Casa Memorial Rita Amada de Jesus, em Ribafeita, no dia 5 de outubro, assinalando a abertura do ano pastoral.
Depois do acolhimento, na igreja matriz de Ribafeita, pelas 09h30 tem início a oração do terço, ‘Pelos caminhos da Madre Rita’ e às 10h30 são dadas a conhecer a vocação, a obra e o legado da Beata Rita, por Fátima Eusébio, coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.
A apresentação do Plano Pastoral para o próximo ano, às 12h00, vai estar a cargo do vigário da pastoral, padre João Zuzarte, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A celebração da eucaristia vai ser presidida pelo bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, e a peregrinação termina com um almoço convívio partilhado.

De acordo com o vigário da pastoral, o padre João Zuzarte, esta peregrinação “surge também com a finalidade de marcar o início do ano pastoral na Diocese”, adiantando que “foi escolhida a Casa Memorial Rita Amada de Jesus para este encontro, com o objetivo de ajudar a divulgar a sua obra e o seu carisma já que, apesar desta ser natural da diocese, muitos desconhecem o seu percurso e o seu legado”.
A Diocese de Viseu, juntamente com o Instituto Jesus Maria José, está empenhada em alcançar “a tão desejada canonização da Beata Rita, estando o seu processo em curso”.
LFS