Viseu: Paróquia de Fornos de Algodres organiza I Jornadas da Pastoral Social
Viseu, 08 nov 2025 (Ecclesia) – A paróquia de Fornos de Algodres, na diocese de Viseu, promove as primeiras Jornadas da Pastoral Social, entre os dias 14 e 16 de novembro.
“A iniciativa é da responsabilidade da equipa da Pastoral Social da paróquia, em funcionamento há alguns anos, e que desenvolve um trabalho de voluntariado na primeira linha de ação social em todo o concelho”, apresenta um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A decorrer no Centro Cultural Dr. António Menano, o encontro vai ter início com uma tertúlia intitulada «Desafios da Pastoral Social na Igreja de Hoje», aberta a toda a comunidade, desenvolvida por Rui Pedro Magalhães, da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda.
O dia 15 vai ser dedicado à “formação de agentes da pastoral social” e no dia 16 vai ser feita uma “recolha de bens não perecíveis”, indica o programa.
A organização dá conta de fazer coincidir a Jornada com a celebração do Dia Mundial dos Pobres, procurando responder “ao desafio da Pastoral Social em se tornar cada vez mais presente, nos dias de hoje, na sociedade e na Igreja”.
“Queremos aliar a vertente da formação, que é importante para os voluntários, na adoção de boas práticas, de forma a conseguirem exercer melhor a sua missão. Existem novas comunidades a chegar ao concelho de Fornos de Algodres, nomeadamente imigrantes, e nós somos os primeiros a quem recorrem”, realça o padre Eurico Sousa, responsável pela comunidade.
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco em 2016, no final da celebração do Jubileu da Misericórdia, com o objetivo de sensibilizar a Igreja e a sociedade para a situação das pessoas mais pobres.
LS

