Viseu: Intervenção na igreja velha de Canas de Santa Maria vai ser apresentada ao público
Viseu, 19 set 2024 (Ecclesia) – A igreja velha de Canas de Santa Maria, em Tondela, vai receber, este sábado, dia 21 de setembro, a apresentação dos resultados dos trabalhos de arqueologia realizados no templo religioso do século XII.
A apresentação está a cargo de Jorge Arrais do gabinete de arqueologia e património da Câmara Municipal de Tondela, Nuno Barraca da GeoAviz e Gabriel Pereira da Nexo – Património Cultural, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Tondela, surge no âmbito das Jornadas Europeias do Património, que acontecem este fim-de-semana em toda a Europa, com o tema “Rotas, Redes e Conexões”.
O programa tem início às 09h15, com a sessão de abertura a cargo do vice-presidente da Câmara e vereador com o pelouro da cultura, João Carlos Figueiredo, seguindo-se a apresentação dos resultados dos trabalhos.
De acordo com a autarquia, a igreja velha de Canas de Santa Maria, cuja fachada é Monumento Nacional desde 1926, começou a ser intervencionada em 2019 pelo município. As obras incidiram principalmente em reparações estruturais e na requalificação do espaço exterior.
Além dos trabalhos de arquitetura, no âmbito da arqueologia, foram realizadas algumas sondagens cujos resultados serão agora tornados públicos.
Após esta apresentação realizar-se-á, pelas 11h00, uma visita a uma exposição que dá a conhecer o projeto de reabilitação realizado no tempo religioso e que custou 198 mil euros.
A igreja velha de Santa Maria poderá ter tido origem no século XII, no entanto, os elementos materiais mais antigos remanescentes são de época posterior, eventualmente do século XIV.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, que envolve vários países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus, para a importância da salvaguarda do património.
Sensibilizar os cidadãos europeus para o valor do património comum e para a necessidade de o preservar para as gerações atuais e futuras é o grande objetivo desta atividade, que procura ainda valorizar o mosaico cultural europeu.
LFS