
Viseu: Instituto Jesus Maria José celebra 145 anos com novena e Eucaristia
Viseu, 09 set 2025 (Ecclesia) – A paróquia de Ribafeita, em Viseu, vai rezar uma novena, de 15 a 23 de setembro, por ocasião dos 145 anos do Instituto Jesus Maria José, fundado pela Beata Rita Amada de Jesus.
No primeiro dia, 15 de setembro, a novena será na Capela Senhor do Calvário, com o tema ‘A chama da vocação’ e no segundo dia, terá lugar em Lustosa, intitulada ‘O cuidado com as crianças’, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
No terceiro dia, acontecerá na Igreja Matriz de Ribafeita, com o tema ‘A caridade com os pobres e os doentes’ e no quarto será em Seganhos, com o tema ‘O zelo pela salvação das almas’.
No quinto dia, a novena será rezada em Casal, intitulada ‘Apóstola da família’ e no sexto abordará ‘A escola de Nazaré’, em Gumiei; no sétimo dia, será sobre ‘O amor ao coração eucarístico de Jesus’, em Covelas.
No oitavo dia, acontecerá em Lufinha, com o tema ‘Peregrina da Esperança no coração da Igreja’ e no último dia, 23 de setembro, será em Ribafeita, na Casa Memorial, que terminará com um lanche partilhado de confraternização.
Esta celebração, com o tema ‘Carisma de Rita Amada: chama viva de Esperança’, tem o seu ponto alto no dia 24 de setembro, dia da memória litúrgica da Beata Rita Amada de Jesus.
Nesse dia, das 18h00 às 19h30, haverá a adoração eucarística na Igreja Matriz de Ribafeita. Às 20h00 será celebrada a missa solene seguida de procissão.
Nos dias 27 e 28 de setembro, a paróquia de Ranhados celebra a festa em honra da Beata Rita, na sua igreja, em Jugueiros, Viseu.
No dia 27, às 18h00, será celebrada a Eucaristia solene, após a qual terá lugar a procissão com a imagem da Beata Rita, animada pela Banda Pauta Solidária de Ribafeita. No domingo, às 18h30, haverá na mesma igreja um concerto solidário protagonizado pelo Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela.
O Instituto Jesus Maria José foi fundado a 24 de setembro de 1880 e está presente em nove países: Portugal, Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Angola, Moçambique, Cabo Verde e México.
LFS