![](https://agencia.ecclesia.pt/portal/wp-content/uploads/2025/02/viseu-festa-sao-teotonio2025.jpg)
Viseu: Diocese e cidade celebram padroeiro São Teotónio
Viseu, 11 fev 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu vai comemorar o seu padroeiro São Teotónio, também patrono da cidade de Viseu, com a celebração da eucaristia, no dia 18 de fevereiro, e um concerto, no dia 22 do mesmo mês.
No dia 18, a eucaristia é presidida pelo bispo da diocese, D. António Luciano, na catedral, com início às 18h30 e durante a celebração, os diáconos permanentes vão renovar as suas promessas de fidelidade no ministério.
No sábado, dia 22, às 21h00, a igreja do Seminário Maior de Viseu recebe um concerto em honra do padroeiro, composto pelas atuações do Coro Diocesano de São Teotónio e da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Dois momentos “de grande importância” para a Diocese de Viseu que, nestas datas, recorda a figura de São Teotónio e reflete sobre a sua vida e os seus ensinamentos, exaltando o seu testemunho como exemplo de fé e de virtude.
“Esta celebração, na festividade do nosso padroeiro São Teotónio, aviva em nós o espírito de pastor na relação com o seu povo e no serviço pastoral, de modo sinodal, e apresenta-nos uma Igreja peregrina com solicitude pelos pobres. Este dia representa também uma oportunidade para fortalecer os laços do presbitério, olhando para os desafios pastorais e para a renovação das comunidades, num compromisso com os valores do Evangelho e de caridade para com os mais necessitados”, destaca D. António Luciano.
São Teotónio representa um modelo de santidade e esta data surge para honrar a sua memória e os seus feitos.
“É uma ocasião para a Igreja recordar a vida daquele que, por meio do seguimento de Cristo e do mistério da sua cruz, se dedicou devotamente ao próximo, tornando-se modelo de santidade para todos. Ao lembrar a sua vida, o povo de Deus é convidado a meditar sobre a maneira de viver mais fiel aos ensinamentos de Cristo, incorporando virtudes como o amor e a proximidade, diante das dificuldades”, acrescenta.
LFS