
Viseu: Bispo preside à vigília missionária na Igreja Matriz de Campo de Madalena

Viseu, 10 out 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu vai comemorar o Dia Mundial das Missões com uma vigília missionária diocesana, aberta a toda a comunidade, que terá lugar na Igreja Matriz de Campo de Madalena, no dia 18 de outubro, às 21h00, presidida pelo Bispo D. António Luciano.
O Dia Mundial das Missões é celebrado todos os anos no terceiro domingo de outubro, tendo como principal objetivo “renovar o espírito missionário da Igreja e mobilizar apoios para as comunidades mais necessitadas do mundo”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Este ano tem como lema “Missionários de Esperança entre os povos”, inserido no contexto do Jubileu da Esperança.
De acordo com o irmão João Pereira, representante diocesano das Obras Missionárias Pontifícias, “todo o povo de Deus é convidado a participar nesta vigília, num momento de comunhão e oração”.
Para aqueles que não podem estar presentes, é sugerida a celebração nas respetivas paróquias ou arciprestados, de forma “a viver mais intensamente o mês missionário e o Mês do Rosário, assumindo o compromisso de ser missionário de esperança entre os povos”.
No domingo, dia 19, o peditório realizado durante a Eucaristia, nas várias paróquias, reverterá a favor das missões, contribuindo para apoiar as obras missionárias da Igreja em territórios mais carenciados.
A Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, neste Ano Jubilar, recorda a todos os cristãos “a vocação fundamental de ser mensageiros e construtores da esperança nas pegadas de Cristo”.
LFS