Vila Nova de Gaia: Paróquia de Santa Maria Madalena festeja padroeira com programa cultural

Vila Nova de Gaia, 05 jul 2024 (Ecclesia) – A Paróquia de Santa Maria Madalena, em Vila Nova de Gaia, comemora no mês de julho a festa da padroeira, cujo dia festivo é 22 de julho, com um conjunto de iniciativas culturais que integram o programa “AnunciArte”.

O objetivo da Pastoral da Cultura, responsável pela organização do programa cultural, é “fomentar a formação religiosa, espiritual e cultural na sua paróquia através da arte”, cujo grupo “tem vindo a dinamizar visitas culturais, ateliers artísticos e exposições ao longo dos últimos anos”.

A primeira iniciativa do mês consiste numa Oficina de Cerâmica com os jovens da paróquia, dinamizada pela ceramista Maria José Passos, que acontece no dia 6 de julho.

Outra das atividades programadas é uma Oficina de Desenho e Pintura, aberta à comunidade paroquial e orientada pelo padre Christopher Sousa, no dia 12 de julho, às 20h30.

“A principal expressão do programa AnunciArte será a exposição ‘Surdo Olhar’ no Centro Paroquial de Santa Madalena”, com inauguração a 20 de julho pelas 19h00, anuncia uma nota enviada à Agência Ecclesia.

A mostra está aberta ao público para visita durante os dias da festa da padroeira Maria Madalena (20 e 22 de julho) e mantém-se disponível para visita aos fins-de-semana até ao final do mês de agosto.

Além da participação principal do artista gaiense José Silva, “Surdo Olhar” conta também com obras dos autores Alberto Péssimo, José Maia, Anne Reid, Sandra Baía, entre outros.

A exposição inclui ainda os produtos artísticos resultantes dos ateliers de cerâmica, desenho e pintura.

“Assente em vários rostos humanos e seguindo os seus olhares como fio condutor, a exposição pretende sensibilizar para a necessidade e importância do cristão desenvolver os seus sentidos conectados com o coração”, pode ler-se na mensagem da paróquia.

O pressuposto é “adquirir um verdadeiro olhar e um verdadeiro escutar capaz de acolher e compreender a revelação do mistério da salvação de Jesus Cristo nos momentos da sua vida entre nós, nomeadamente na Transfiguração, na Paixão e Morte, na Ressurreição e na Ascensão”.

“Este olhar, livre de cegueira e surdez espiritual, é igualmente capaz de reconhecer a presença de Jesus Cristo ressuscitado no hoje da Igreja e da humanidade e, em particular, naquele que peregrina ao nosso lado, sobretudo no mais frágil e pobre, no que sofre, no indigente, no refugiado, no que não tem os seus direitos defendidos”, acrescenta.

A pintura do artista plástico Alberto Péssimo em colaboração com José Queiroga, que em 2023 foi a “expressão mais eloquente” do programa cultural “AnuciArte”, encontra-se exposta na Igreja Matriz de Madalena, onde pode ser apreciado e contemplado.

O quadro, “inovador no contexto da arte sacra”, alude alusiva ao Anúncio da Ressurreição por Maria Madalena aos Apóstolos, tema quase inexistente na iconografia religiosa” das igrejas portuguesas.

O Programa Cultural “AnunciArte” da Paróquia de Santa Maria Madalena, em Vila Nova de Gaia, tem o apoio da Junta de Freguesia da Madalena e da Câmara Municipal de Gaia.

LJ

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Julho 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top