
Vida Consagrada: Salesianos estão em Capítulo Geral e vão eleger novo Reitor-Mor
Lisboa, 19 fev 2025 (Ecclesia) – A Congregação Salesiana está em Capítulo Geral até ao dia 12 de abril, em Turim (Itália) e os capitulares vão discernir e definir direções para o futuro da missão salesiana.
Este é um encontro “de grande importância”, subordinado ao tema “Apaixonados por Jesus Cristo, consagrados aos jovens”, onde, para além de se definirem caminhos e propostas para o próximo sexénio, será escolhido o novo Reitor-Mor, bem como o seu Conselho Geral, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O Capítulo Geral reúne cerca de 230 participantes, entre eles, superiores gerais e delegados de várias partes do mundo.
De Portugal estão presentes o provincial, padre Tarcízio Morais; bem como o delegado ao capítulo, padre João Chaves.
Este evento, que acontece de seis em seis anos, é uma oportunidade para avaliar os frutos do trabalho desenvolvido ao longo do mandato do Reitor-Mor, de renovar o compromisso para com a missão de D. João Bosco e de escolher a liderança que guiará a Congregação nos próximos anos.
No domingo, dia 16 de fevereiro, teve lugar, em Valdocco – Turim, a proclamação oficial da abertura do 29º Capítulo Geral, que foi confiada ao padre Alphonse Owoudou, Regulador do Capítulo.
No dia 12 de abril de 2025, no âmbito do Jubileu, terá lugar, em Roma, a conclusão do CG29.
Sempre com um olhar atento para os desafios contemporâneos, nomeadamente, a evangelização, a educação e a promoção dos direitos dos jovens em todo o mundo, este CG29 será, certamente, marcado por um ambiente de fraternidade e de profundo espírito de discernimento.
O 29º Capítulo Geral (CG29) acontece de 16 de fevereiro a 12 de abril de 2025, na Casa Mãe Salesiana, em Valdocco, Turim.
Durante esse período, os participantes dedicam-se ao estudo da realidade da Congregação, ao aprofundamento do tema proposto, bem como à tomada de decisões que orientarão os Salesianos de D. João Bosco nos próximos anos.
LFS