Vida Consagrada: Missionário da Consolata vai ser ordenado sacerdote
José Moreira passou pela Amazónia e Estado de Roraima, no Brasil
Lisboa, 11 mar 2022 (Ecclesia) – O diácono José Brás Tavares Moreira, missionário da Consolata, vai ser ordenado sacerdote no sábado, dia 19 de março, dia de São José, às 10h30, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora Mãe Deus da Buraca, Amadora.
“A celebração vai ter lugar na sua paróquia e vai ser presidida por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa. Após a celebração, haverá convívio no Centro Consolação e Vida (Estrada do Zambujal, 70)”, refere o sítio online.
O diácono José Brás (Zé Brás, entre amigos), nasceu em Pedra Badejo, Cabo Verde, em 1971.
Oriundo de uma família muito católica, é filho de José e Amália, e tem cinco irmãos, dois deles já nascidos em Portugal, para onde se mudaram, em 1975.
Após alguns trabalhos e estudos, Zé Brás graduou-se em Física, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 1999, trabalhou em seguida na área da informática na Embaixada de Cabo Verde, em Lisboa. Ajudou como catequista na paróquia de São Jorge de Arroios-Lisboa, aos 16 anos, e mais tarde mudou-se para a área do Bairro do Zambujal, que pertencia à paróquia da Buraca, e começou a ajudar na animação musical das celebrações.
Chegou a pertencer quadro permanente do CENFIM – Centro de Formação da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, onde entre outras atividades de caráter mais organizativo, dava também aulas de Matemática, Física, Química e Ciência dos Materiais, quando, em fins de 2012 deixou a sua casa para passar a viver numa comunidade dos IMC.
No seu percurso fez os estudos teológicos no seminário Teológico João Batista Bísio, em São Paulo, ao mesmo tempo que desenvolvia atividade pastoral na paróquia de São Sebastião e Maria mãe de Deus, no Grajaú. Seguiu para a Amazónia, para um período de serviço, estágio pastoral, e confirmação da sua vocação rumo à Profissão Perpétua (24 de julho de 2021) e depois o Diaconado (1 de agosto desse mesmo ano), na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Normandia, no Estado de Roraima, Brasil.
SN