Vida Consagrada: Instituto Jesus Maria José realiza capítulo geral eletivo
Lisboa, 03 jan 2025 (Ecclesia) – O Instituto Jesus Maria José vai realizar do seu XVII Capitulo Geral Ordinário Eletivo, de 15 a 24 de janeiro, no Centro de Espiritualidade Rita Amada de Jesus (CERAJ), em Parelheiros, no estado de São Paulo, no Brasil.
“Por força do nosso carisma somos convocadas e estarmos a serviço da vida, atentas aos clamores que nos vem de tantas realidades, com atitudes solidárias e de esperança”, explica a superiora geral do Instituto Jesus Maria José, irmã Maria de Lurdes Filipe, em nota divulgada pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).
O XVII capítulo geral do Instituto Jesus Maria José (JMJ) vai ser eletivo, as irmãs explicam que “é o órgão colegiado máximo de governo, e exerce extraordinariamente a sua autoridade sobre todo o Instituto”.
‘Na Esperança resinificar a nossa Vida Consagrada, Promovendo a comunhão, participação e missão’ é o tema desta reunião magna, que tem como lema ‘Comunitariamente abraçar as vulnerabilidades como caminho de Conversão’, a frase iluminadora “pois, quando sou fraco é que sou forte”, da segunda carta de São Paulo aos Coríntios, e o texto bíblico (Cl 3,12-17).
O Instituto Jesus Maria José vai reunir em capítulo geral de 15 a 24 de janeiro, no Centro de Espiritualidade Rita Amada de Jesus, em Parelheiros, no Estado de São Paulo, no Brasil.
O Instituto JMJ explica que está a vivenciar um “tempo de preparação” desde dezembro de 2023, colocando “a caminho na oração e no estudo, da realidade, abertas aos desafios do tempo numa Igreja sinodal”.
“Queremos continuar em comunhão unidas em oração pedindo a Beata Rita as Bênçãos e Graças na perseverança e aumento de Vocações de Consagração, na Igreja”, acrescenta a superiora geral do Instituto JMJ, divulga a CIRP.
O Instituto Jesus Maria José, que foi fundado pela Beata portuguesa Rita Amada de Jesus (1848-1913), no dia 24 de setembro de 1880, na Diocese de Viseu, está presente em oito países: Angola, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Paraguai, Peru e Portugal.
Da Província Portuguesa do Instituto Religioso das Irmãs Jesus Maria José fazem parte quatro países: Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.
Atualmente está a decorrer o processo de canonização da Beata Rita Amada de Jesus, mulher do povo que, no meio de tantas dificuldades, foi um modelo como apostola da Eucaristia, do Rosário e da Família.
Em Casal Mendinho (Ribafeita), na Diocese de Viseu, existe a Casa Memorial Rita Amada de Jesus, que celebrou 10 anos de existência em 2024.
CB