Vida Consagrada: Família Blasiana dá início ao ano jubilar
Lisboa, 08 jul 2024 (Ecclesia) – A Família Blasiana vai dar início, dia 19 de julho, ao ano jubilar (1925-2025) que assinala os 100 anos de ordenação sacerdotal do seu fundador, o padre Joaquim Alves Brás.
Um sacerdote que deixou uma vasta Obra de apoio à família dinamizada por inúmeras fundações: Obra de Santa Zita (OSZ); Centros de Cooperação família (CCF); Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF); Movimento por um Lar Cristão (MLC); Fundação Mons. Alves Brás e “Focos de Esperança”, o movimento juvenil da Família Blasiana.
O ano jubilar será marcado por vários eventos que pretendem celebrar a vida e obra deste sacerdote, nascido em Casegas, no concelho da Covilhã, mas também pensar a família e refletir a forma como o pensamento do padre Brás sobre a “célula base da sociedade” permanece atual nos dias de hoje.
O dia de abertura (19 de julho 2024) será assinalado em todas as localidades onde estão presentes as obras fundadas pelo padre Alves Brás, através de uma largada de balões. Em cada balão “viaja” um pensamento do padre Brás em relação à família.
A 14 de setembro a Família Blasiana ruma em peregrinação a Donas, a paróquia onde o padre Brás foi sacerdote durante cinco anos.
No decorrer da peregrinação haverá a inauguração de uma lápide, na Igreja Paroquial, alusiva ao centenário.
A 17 e 18 de maio de 2025 terá lugar, em Fátima, um Congresso Internacional intitulado “Atravessados pelo Amor e Pela Esperança – Cuidar as Famílias com(o) o Pe. Brás”.
Um congresso que, para a Família Blasiana, assenta em três grandes objetivos: ir às fontes para beber da intuição do Espírito que animou a vida e obra do padre Alves Brás; olhar o presente e procurar discernir os caminhos que o Senhor lhe convoca e olhar o futuro tendo sempre as famílias como horizonte da sua missão.
No dia 19 de julho de 2025, completam-se 100 anos da data de ordenação sacerdotal do padre Brás.
Foi ordenado a 19 de julho de 1925, na Guarda, por D. José Alves Matoso.
Nesse dia, a peregrinação da Família Blasiana a Fátima marca o encerramento do Ano Jubilar.
LFS