Vida Consagrada: Congregação do Verbo Divino está em capítulo geral até 14 de julho
Lisboa, 17 jun 2024 (Ecclesia) – A Congregação do Verbo Divino (SVD) está em capítulo geral no Centro Ad Gentes em Nemi, Itália, até ao dia 14 de julho que tem como tema “A tua luz deve brilhar diante dos outros: Discípulos fiéis e criativos num mundo ferido”.
Este acontecimento reúne 153 participantes de 31 países, sendo 120 capitulares com direito a voto, duas representantes das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, quatro Leigos das quatro zonas continentais, assim como observadores e outros membros da SVD, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Os trabalhos começaram dia 16 deste mês com a missa inaugural presidida pelo superior geral, Paulus Budi Kleden SVD.
Durante as próximas quatro semanas, os participantes vão refletir “de maneira profunda sobre a vida da congregação, examinando a sua riqueza, diversidade e desafios da vida e Missão”.
Os temas fundamentais vão incluir “Abraçar um mundo ferido e a nossa realidade”, “A tua luz deve brilhar” e “Chamados a ser discípulos fiéis e criativos”.
Um dos “momentos altos” do Capítulo Geral será a audiência com o Papa Francisco no dia 28 de junho na Sala Clementina.
O capítulo inclui também a eleição do novo superior Geral que irá substituir o padre Budi Kleden, arcebispo eleito da arquidiocese de Ende (Indonésia), a eleição dos outros membros do conselho geral e a redação de um documento do capítulo, que marcará o caminho a seguir da missão da congregação para os próximos seis anos.
A Congregação do Verbo Divino, fundada por Santo Arnaldo Janssen em 1875 em Steyl (Holanda), é uma congregação mundial de sacerdotes e irmãos conhecidos como Missionários do Verbo Divino.
São cerca de 6.000 membros presentes nos cinco continentes e participam ativamente em diversos ministérios tais como, o trabalho pastoral paroquial, educação, apostolado bíblico, comunicação, justiça e paz e integridade da criação, e outros ministérios especializados.
LFS