Vida consagrada: Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima celebra centenário
Fátima, 03 nov 2025 (Ecclesia) – A Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima vai celebrar em 2026 o centenário da fundação, acontecimento de “profundo significado espiritual e histórico para toda a família reparadora”.
Fundada em 6 de janeiro de 1926 pelo venerável padre Manuel Nunes Formigão, figura marcante no contexto das Aparições de Fátima, a congregação religiosa feminina “deseja viver o centenário como um tempo de graça, memória e renovação da missão”.
“Desejamos que este Centenário possa proporcionar verdadeiramente ocasiões para celebrar, evocar e fazer festa, refletir, contemplar e orar e assim favorecer a participação no momento jubilar”, afirma a Irmã Armandina Neto, Superiora Geral, citada em artigo da edição de outubro-dezembro de 2025 da Stella, revista propriedade da congregação.
Estão a ser preparadas iniciativas espirituais, culturais e formativas nas várias comunidades onde as Irmãs Reparadoras estão presentes e em missão, nomeadamente em Portugal, Angola, Moçambique e Timor-Leste.
A congregação anuncia que as primeiras celebrações e eventos do programa do centenário serão realizados no Santuário de Fátima
A abertura do ano do Centenário decorrerá a 1 de janeiro de 2026 com a oração do rosário, às 14h00, na Capelinha das Aparições e a Eucaristia de ação de graças será celebrada, pelas 11h00, do dia 06 de janeiro, na Basílica da Santíssima Trindade
A 31 de maio será realizada a peregrinação da Família Reparadora ao Santuário de Fátima, com celebrações e atividades no Recinto do Santuário e no Centro Pastoral de Paulo VI.
Um dos projetos integrados na celebração do Centenário da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima foi iniciado em maio de 2025 e tem término previsto para maio de 2028. Trata-se da edição da «Obra Completa Criticamente Anotada do Venerável Padre Manuel Nunes Formigão».
Sonhado pela Congregação há vários anos, no âmbito das decisões tomadas nos XIV e XV Capítulos da Congregação, realizados 2017 e 2023 respetivamente, este projeto está atualmente em desenvolvimento, após o Acordo de Cooperação estabelecido entre a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima e o Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) precisamente para a edição da “Obra Completa Criticamente Anotada do Venerável Padre Manuel Nunes Formigão».
LFS

