
Vida Consagrada: Carmelo no Algarve acolhe concerto inspirado em Santa Teresinha

Faro, 11 out 2025 (Ecclesia) – O Carmelo de Nossa Senhora Rainha do Mundo promove um concerto orante inspirado em Santa Teresinha, pelo padre João Rego, este sábado, 11 de outubro, pelas 16h00, no convento no Patacão, no concelho de Faro.
‘A Confiança conduz-nos ao Amor!’, é o tema do concerto de oração, inspirado em Santa Teresinha de Lisieux (1873-2023), com o padre João Rego, sacerdote carmelita, inserido no programa comemorativo dos 50 anos da fundação deste carmelo no Algarve.
Com formação musical, o padre João Rego (natural do Porto) já editou trabalhos discográficos com textos de Santa Teresa de Ávila, Santa Teresinha e Isabel da Trindade, informa o jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve.
Em 2025, comemoram-se os 100 anos da canonização de Santa Teresinha; em 2023, assinalaram-se os 150 anos do seu nascimento e os 100 anos de beatificação, o Papa Francisco publicou um documento sobre Santa Teresinha, a Exortação Apostólica C’est la confiance’ (é a confiança), a 15 de outubro 2023.
O Carmelo de Nossa Senhora Rainha do Mundo, das Carmelitas Descalças, na Diocese do Algarve, vai celebrar 50 anos de fundação no dia 13 de julho de 2026, o programa comemorativo deste Ano Jubilar começou a 12 de julho deste ano.
“O que propomos com o programa deste Ano Jubilar é estarmos juntos em oração, que é a nossa primeira missão na Igreja como filhas de Santa Teresa de Jesus e de São João da Cruz”, explicam as Carmelitas Descalças, na sua página na internet.

“Juntos em oração nas suas múltiplas formas: oração, celebrando ao ritmo da Liturgia por todos e com todos; oração, meditando e contemplando ao ritmo das várias meditações e da beleza da música e do canto; oração, crescendo em fraternidade pelo encontro pessoal para partilharmos os diferentes estados de vida nesta querida Igreja do Algarve”, assinalam.
Até ao dia 13 de julho de 2026, as Carmelitas Descalças propõem celebrar os 50 anos da fundação do Carmelo de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão, com um programa com oração, Eucaristias, conferências e diálogo sinodal, concertos.
A fundação do Carmelo de Nossa Senhora Rainha do Mundo aconteceu no dia 13 de julho de 1976, com oito carmelitas descalças, na Solenidade de Santa Teresa de Jesus; o então bispo do Algarve, D. Ernesto Costa, benzeu o mosteiro e sagrou o altar da sua capela, a 15 de outubro de 1980.
CB
Vida Consagrada: Carmelo de Nossa Senhora Rainha do Mundo celebra 50 anos de fundação, no Algarve