
Vida Consagrada: Carmelo de Aveiro promove encontro sobre Santo Carlo Acutis

Aveiro, 19 set 2025 (Ecclesia) – O Carmelo de Cristo Redentor, das Irmãs Carmelitas Descalças de Aveiro, vai realizar um encontro para jovens sobre o Santo Carlo Acutis, este sábado, dia 20 de setembro, a partir das 14h00, na igreja de São Bernardo.
Com o tema ‘Quem ama o próximo’, esta tarde sobre o adolescente italiano Carlo Acutis, canonizado pelo Papa Leão XIV, é dedicada aos jovens que, após a partir na igreja de São Bernardo, vão peregrinar para o Carmelo de Aveiro, informa o jornal ‘Correio do Vouga’.
Uma vez no Carmelo, os participantes deste encontro sobre o Santo Carlo Acutis vão rezar o terço seguindo-se depois uma visita ao convento de clausura das Carmelitas Descalças, onde podem ver uma relíquia do adolescente italiano, “um caracol do seu cabelo”, divulga o semanário diocesano de Aveiro.
Esta iniciativa vai terminar com um lanche, e todos os jovens são convidados a levar algo para partilhar.
O adolescente italiano Carlo Acutis (1991-2006) foi canonizado pelo Papa Leão XIV, juntamente com o jovem Pier Giorgio Frassati (1901-1925), na primeira cerimónia de canonização do pontificado, no domingo, dia 7 de setembro, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
“Carlo Acutis é o primeiro santo da geração millennial. Ele nasceu em Londres (Reino Unido) a 3 de maio de 1991. Naquela época, os seus pais, originários de Itália, viviam em Londres, onde o seu pai trabalhava”, explica o Missal da celebração sobre este adolescente que, com poucos meses de idade, regressou a Milão, onde frequentou a escola primária.
Carlo Acutis recebeu o diagnóstico de uma forma agressiva de leucemia, em outubro de 2006, vindo a falecer poucos dias depois, aos 15 anos de idade.
CB