Viana do Castelo: Paróquia de Cabaços recebe canto quaresmal «Botar das Almas»

Padre Paulo Emanuel Dias informa que vão ser cantadas nove versões, após investigação e recolha «junto das pessoas mais idosas»

Ponte de Lima, 04 abr 2025 (Ecclesia) – O Grupo de Cantares do Samiguel e de Cabaços, na Diocese de Viana do Castelo, vai recriar o canto ‘Botar das Almas’, este sábado, dia 5 de abril, às 21h00, na igreja paroquial de Cabaços (Ponte de Lima).

“O ‘Botar das Almas’, entoado ao longo dos séculos pelos minhotos, era um ato informal, cantado, que acontecia nas nossas aldeias, de forma a evocar a memória dos entes queridos falecidos. Era uma prática corrente no mês de novembro, chamado o ‘mês das Almas’, ou então por altura da Quaresma”, explica o pároco de São Miguel de Cabaços, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O padre Paulo Emanuel Dias recorda ainda que “este ato de piedade popular” era realizado, “após o toque das Trindades, às 21h00”, mulheres ou homens subiam a árvores altas, ou lugares elevados para “entoarem versos e orações ditas numa melodia fúnebre e num tom dolente”.

O Grupo de Cantares do Samiguel e de Cabaços vai fazer “renascer” o canto ‘Botar das Almas’, às 21h00 deste sábado, dia 5 de abril, no final da Missa (20h00), na igreja da Paróquia de São Miguel de Cabaços (Ponte de Lima), na Diocese de Viana do Castelo.

O ‘Botar das Almas’ vai começar com cântico das almas no adro da igreja paroquial, após os convites à oração e a resposta do povo, “orando pelas Benditas Almas”, são cantadas algumas das “cantigas antigas permitidas no tempo quaresmal”, como dizia o povo: “estamos na Semana Santa, na semana do Senhor, nem se canta nem se dança, nem se fala ao amor!”.

Segundo a nota do pároco de São Miguel de Cabaços, foi feita uma investigação e recolha “junto das pessoas mais idosas”, e existem “9 variações entre as pessoas da freguesia” – “entende-se que, por ser de tradição oral, cada casa, família, ou lugar rezasse à ‘sua maneira’” – e vão ser rezadas as nove versões, cantadas por 9 pessoas do grupo de cantares populares.

O Grupo de Cantares do Samiguel e de Cabaços, que nasceu na festa do ‘Samiguel de Cabaços’, quer preservar as tradições recebidas “dos seus egrégios avós”, para as viver, trazer para o dia a dia, “e adaptá-las aos novos estilos de vida quotidianos”.

A Igreja Católica está a celebrar o tempo litúrgico da Quaresma, que começa com a celebração de Cinzas, este ano no dia 5 de março; é um período de 40 dias (a contagem exclui os domingos) marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (em 2025, no dia 20 de abril).

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Abril 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Scroll to Top