Viana do Castelo: Diocese estreia o Dia Jubilar da Música

Viana do Castelo, 11 nov 2025 (Ecclesia) – Na Diocese de Viana do Castelo está a decorrer, até 30 deste mês, a 5ª edição do ciclo de órgãos que se realizam em cinco concelhos do alto Minho.
O ciclo de órgão conta ainda com uma conferência, no dia 22 de novembro, às 11h00, no Santuário de Nossa Senhora d’ Agonia, com o organista e investigador João Vaz, que vai abordar a história do órgão de tubos e o seu papel nas igrejas portuguesas ao longo dos séculos, sublinhando a necessidade da sua valorização e preservação.
No dia 23 deste mês realiza-se o Dia Jubilar da Música.
“Queremos que este dia se torne um símbolo anual, um momento de afirmação cultural e religiosa da música, vivido por toda a comunidade”, referiu Daniel Sousa, diretor artístico do ciclo.
No dia 30 de novembro, pelas 15h30, a Sé de Viana do Castelo recebe o último concerto que contará com Daniel Sousa e Ensemble de trompetes da Universidade de Aveiro.
Com dez concertos, uma conferência e, pela primeira vez, um Dia Jubilar da Música, a iniciativa quer valorizar o órgão de tubos como “expressão artística, património religioso e motor de envolvimento comunitário”.
Organizado pelo Secretariado Diocesano de Liturgia, o ciclo parte de uma visão pastoral e cultural: dar vida a um património muitas vezes silencioso, incentivar a formação de músicos e envolver as comunidades na redescoberta dos órgãos históricos das suas igrejas.
LFS

