
Vaticano: Papa Leão XIV preside à abertura do Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho
Reunião geral da ordem religiosa começa no dia 1 de setembro e vai eleger o novo superior geral

Cidade do Vaticano, 30 sgo 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV vai presidir à Missa de abertura do 188º Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho no dia 1 de setembro, na Basílica de Santo Agostinho, em Roma, às 18h00 locais.
De acordo com o portal de notícias do Vaticano, cerca de 100 religiosos da Ordem de Santo Agostinho participam no Capítulo Geral que vai decorrer até ao dia 18 de setembro e vai eleger o novo superior geral da congregação.
Participam no Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho, congregação religiosa onde o Papa Leão XIV entrou em 1978 e foi superior geral entre os anos 2001 e 2013, 73 delegados de 46 países.
O 188º Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho, que vai decorrer no Pontifício Instituto Patrístico (Augustinianum), começa a 1 de setembro,dia em que o Papa Leão XIV entrou no noviciado da congregação, em 1977.
A Missa de abertura do Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho vai ser transmitida pelo Vatican New, a partir das 17h55 locais, e com comentários em português nas páginas do Facebook e YouTube.
Os participantes no Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho representam os 2341 agostinianos, que constituem 395 comunidades espalhadas pelos cinco continentes, de acordo com as Estatísticas da Santa Sé, registadas até ao 31 de dezembro de 2024.
Os capitulares vão eleger o 98º prior geral da ordem, após 12 anos de governo do padre Alejandro Moral, que termina o segundo mandato.
Há 12 anos, o Papa Francisco presidiu à abertura, na mesma basílica romana, do Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho, pouco meses após ter sido eleito e quando o atual Papa, na altura padre Prevost, concluía o segundo mandato como prior geral dos agostinhos.
PR