Vaticano: Divulgado calendário das celebrações presididas pelo Papa em setembro e outubro

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano,29 ago 2023 (Ecclesia) – A Santa Sé divulgou hoje as celebrações que vão presididas pelo Papa Francisco, em setembro e outubro, como uma vigília ecuménica, uma viagem internacional, o consistório dos novos cardeais, e a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

O Departamento das Celebrações Litúrgicas divulgou, na Sala de Imprensa da Santa Sé, o calendário das celebrações presididas pelo Papa, nos próximos dois meses, destacando em setembro, a Viagem Apostólica a Marselha (França), nos dias 22 e 23, para o enceramento dos ‘Encontros Mediterrâneo’.

No dia 30 de setembro, Francisco preside ao Consistório Ordinário Público para a criação de novos cardeais, 10h00 locais (menos uma hora em Lisboa), na Basílica de São Pedro.

Nesta celebração, D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, vai ser criado cardeal; aos 49 anos de idade, será o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício e o quarto cardeal português criado no atual pontificado.

No mesmo dia, 30 de setembro, o Papa preside a uma vigília ecuménica de oração, às 18h00, na Praça São Pedro; uma iniciativa promovida pela Comunidade de Taizé em colaboração com o Diocese de Roma, a Secretaria-Geral do Sínodo, o Dicastério para a Promoção da Unidade de Cristãos, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, assim como várias igrejas e realidades cristãs, associações eclesiais e ecuménicas.

A primeira sessão da XVI assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos vai ser precedida pela vigília ecuménica de oração e a iniciativa ‘Together’, de 29 de setembro a 1 de outubro, e um retiro de três dias, de 1 a 3 de outubro, sob a orientação de Timothy Radcliffe, religioso dominicano.

Em outubro, no dia 4, festa de São Francisco de Assis, o Papa Francisco preside à Eucaristia, com a abertura da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, às 09h00, com os novos cardeais e o Colégio Cardinalício, na Praça São Pedro.

A primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicado ao tema da sinodalidade, decorre de 4 a 29 de outubro.

O Departamento das Celebrações Litúrgicas da Santa Sé informa que o Papa também vai presidir à Missa com a conclusão da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, às 10h00 locais (menos uma me Lisboa), do dia 29 de outubro, XXX Domingo do Tempo Comum, na Basílica de São Pedro.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Scroll to Top