
UCP: CEHR organiza congresso sobre a história das dioceses
Lisboa, 20 out 2025 (Ecclesia) – O I Congresso Internacional de História das Dioceses «Territórios e comunidades na contemporaneidade», vai ter lugar na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, nos dias 22, 23 e 24 de outubro.
O Centro de Estudos de História Religiosa, Universidade Católica Portuguesa (UCP-CEHR) desenvolve, atualmente, um programa de trabalho colaborativo sobre a história das dioceses católicas portuguesas, enquanto instituições sociais, espaços de organização eclesial e espaço de inscrição no território nacional, ao longo do tempo.
O congresso prioriza o estudo da época contemporânea (séculos XIX e XX), numa perspetiva “comparativa à escala internacional”.
A sua realização, em formato híbrido (presencial e por videoconferência), conta com a intervenção de cerca de meia centena de investigadores portugueses e estrangeiros.
Esta iniciativa científica é uma organização conjunta do UCP-CEHR e do polo História, Territórios e Comunidades da Universidade Nova de Lisboa (HTC – CEF NOVA FCSH).
A participação está aberta a todos os interessados, embora com inscrição (gratuita).
LFS