Solidariedade: Cáritas Portuguesa celebra Semana Nacional
Lisboa, 05 mar 2023 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa começa hoje a celebrar a sua Semana Nacional 2023, que se prolonga até 12 de março, este ano tem como mote “O Amor que Transforma”.
Esta é uma iniciativa que junta “toda a rede Cáritas em Portugal dando visibilidade à ação da Cáritas no apoio direto a todas as pessoas que por alguma razão precisam de ajuda”, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Nestes dias, “uma verdadeira onda de voluntários e amigos da rede Cáritas” espalha-se por todo o país apelando “ao contributo de todos os portugueses como forma de expressarem a sua solidariedade”, realça aa nota.
Na rua ou em formato online, “todos podem ajudar a reforçar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social”.
As principais áreas de intervenção da rede nacional Cáritas são a “inserção social e empregabilidade; resposta a necessidades básicas; pagamento de despesas de emergência; acompanhamento a vítimas e pessoas vulneráveis; integração de migrantes e refugiados”.
Para a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, as instituições estão empenhadas “em dar esperança, promovendo a proximidade e a dignidade de todos” aqueles a quem servem.
“Esta é a nossa missão e a força da nossa identidade que não nos permite desistir e para isto, trabalham todos os dias os muitos voluntários, colaboradores e dirigentes e este é também o momento de celebrar esse seu empenho e de agradecer”, acrescenta Rita Valadas.
Transformar em amor aquilo que condiciona é uma das “principais forças da rede Cáritas”, por isso a campanha deste ano reforça “a importância do apoio ao trabalho através do peditório nacional público”.
Anualmente, a Cáritas apoia cerca de 120 mil pessoas em atendimento social através da rede nacional das Cáritas Diocesanas e dos muitos grupos paroquiais que estão espalhados por todo o país.
A nível nacional existem dois programas de apoio à rede: «Inverter a Curva da Pobreza» e «Prioridade às Crianças».
Através destes programas, a Cáritas Portuguesa reforça a ação da rede nacional na resposta a situações específicas que implicam, nomeadamente, a atribuição de vales de alimentos e bens essenciais e o pagamento de despesas urgentes relacionadas com a habitação, saúde e educação, por exemplo.
No seu conjunto, em 2022 estes dois programas apoiaram mais de 7500 pessoas e cerca de 150 crianças.
O desemprego, baixos rendimentos e reformas insuficientes são as principais causas que levam a solicitar apoio à rede Cáritas.
LFS