Solidariedade: Patriarca de Lisboa vai celebrar no Bairro do Zambujal no Dia Mundial dos Pobres
Lisboa, 12 nov 2024 (Ecclesia) – Para assinalar o Dia Mundial dos Pobres, dia 17 deste mês, o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai visitar o Bairro do Zambujal, Amadora, e vai presidir à celebração da Eucaristia, às 11h00, no espaço de culto local.
A iniciativa é da Cáritas Diocesana de Lisboa e pretende chamar a atenção para o problema da pobreza em Portugal e sensibilizar para a colocação de todos os esforços em irradicação de todas as situações de fragilidade social e económica, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O Dia Mundial dos Pobres é celebrado todos os anos no XXXIII Domingo do Tempo Comum do Ano Litúrgico.
A pobreza em Portugal continua a ser uma realidade urgente.
Segundo dados recentes da Pordata, a taxa de risco de pobreza subiu pela primeira vez em sete anos, passando de 16.4% em 2021 para 17% da população em 2022, com impacto especialmente significativo entre crianças e jovens.
Com esta celebração, a Cáritas Diocesana de Lisboa procura não só sensibilizar para as dificuldades que ainda persistem, como também inspirar a ação solidária em prol dos mais vulneráveis, num convite a toda a sociedade para se unir em gestos concretos de apoio e proximidade.
Na Mensagem do Papa Francisco para este dia lê-se: “O Dia Mundial dos Pobres tornou-se um compromisso na agenda de cada comunidade eclesial. É uma oportunidade pastoral que não deve ser subestimada, porque desafia cada fiel a escutar a oração dos pobres, tomando consciência da sua presença e das suas necessidades. É uma ocasião propícia para realizar iniciativas que ajudem concretamente os pobres, e também para reconhecer e apoiar os numerosos voluntários que se dedicam com paixão aos mais necessitados”.
Este será o espírito a presidir ao encontro de D. Rui Valério com a comunidade do Zambujal.
LFS