Solidariedade: Fórum nacional de combate à pobreza e exclusão social debate as ameaças à democracia
Lisboa, 16 out 2024 (Ecclesia) – O XVI Fórum Nacional de combate à pobreza e exclusão social vai debater, nos dias 17 e 18 deste mês, em Aveiro, na biblioteca municipal, as ameaças à democracia.
“A campanha e relatório da Rede Europeia Anti-Pobreza mostram que os números da pobreza têm vindo a aumentar e são já 1 em 5 pessoas no país em risco de pobreza ou exclusão social”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Por isso, a organização lança uma campanha de sensibilização, um relatório sobre estes dados e uma publicação sobre a crise da habitação no seu XVI Fórum Nacional.
“Marcos do combate à pobreza e a democracia”; “Habitação: passos para a inclusão”; “A erradicação da pobreza como tarefa fundamental e prioritária do Estado” e “A proteção social como instrumento para a inclusão social?” são temas a refletir neste fórum.
Numa mensagem para o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 de outubro), a Rede Europeia Anti-Pobreza refere que a pobreza e a exclusão social têm “um lado visível que todos conhecem e reconhecem. Mas também um lado invisível de grande complexidade que exige um compromisso que nunca foi verdadeiramente assumido pela sociedade portuguesa. Este combate só pode ser eficaz se for assumido pelos diferentes setores de política, atores sociais, económicos e culturais, e todos os cidadãos”.
Por isso, a EAPN Portugal advoga a construção de uma “sociedade inclusiva que coloca as pessoas no centro da tomada de decisões. Precisamos de políticas sólidas que atuem na prevenção das situações de pobreza, eliminem as suas causas estruturais e que promovam o bem-comum”, refere a mensagem.
LFS