Solidariedade: APARF assinala 35.º aniversário com encontro dedicado ao combate à lepra
Fátima, 04 jun 2022 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF) realizada entre hoje e amanhã, no Hotel Domus Pacis, em Fátima, um encontro nacional sobre o combate à lepra, no seu 35.º aniversário.
A iniciativa aborda uma doença “longe de estar erradicada, as suas consequências humanas e sociais, a prevenção, a cura e a reinserção dos ex-doentes tão estigmatizados ainda pelas sociedades por falta de informação”, lê-se uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
“A lepra no mundo – Origens e atualidade” por José Ramón Echevarría, diretor clínico do Sanatório de Fontilles e responsável médico dos Cursos de Leprologia, é o tema da conferência inaugural, lê-se no programa.
Ainda no primeiro dia, o investigador da Universidade de Coimbra, Vítor Matos, vai abordar a temática “Apontamentos sobre a lepra em Portugal”.
O bispo de Mananjary (Madagáscar), D. José Alfredo Caires Nóbrega, e o anterior bispo de Pemba (Moçambique), D. Luiz Lisboa, também dão o seu testemunho sobre a realidade da lepra.
Nas sessões vai falar-se “das novas formas de abordar o voluntariado, tão necessário no diagnóstico atempado e tratamento desta doença”, e que terá de ser objeto de reflexão “dadas as novas condições, exigências e grande generosidade dos jovens”.
LFS