Solidariedade: Cáritas propõe que «Na noite de Natal, acenda uma vela pela Paz»
Lisboa, 13 nov 2025 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa lança nova edição da campanha «10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz» e propõe que na noite de Natal, se acenda uma vela pela Paz.
“Numa época em que o mundo continua a enfrentar conflitos, divisões e incertezas, a rede Cáritas lança o convite simples e poderoso que há mais de duas décadas ilumina o Natal de milhares de famílias: acender uma vela pela Paz”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Com o mote “Na noite de Natal, acende uma vela pela Paz”, a edição deste ano da campanha «10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz» apela à união de todos, num gesto simbólico que ultrapassa fronteiras, religiões e diferenças.
Este ano a campanha arranca a partir de Roma (Itália), dia 16 deste mês, por ocasião da celebração do Jubileu dos Pobres, um gesto simbólico que reforça a dimensão de cuidado e serviço da Cáritas aos mais vulneráveis.
A campanha convida cada cidadão a adquirir uma vela da Cáritas, pelo valor de 2€, cuja verba reverte para reforçar a ação das Cáritas Diocesanas em projetos locais e para projetos de ajuda humanitária internacional, através do Fundo Lusófono Laudato Si. “Assim, o gesto de acender uma vela transforma-se também num ato concreto de solidariedade”, refere.
As velas da campanha podem ser encontradas nas paróquias, escolas, instituições parceiras, Cáritas Diocesanas e nas superfícies comerciais.
A iniciativa, criada em França em 1991 e adotada pela Cáritas desde 2002, propõe um gesto simbólico – o acender de uma vela – como expressão de compromisso individual e coletivo com a construção de um mundo mais pacífico.
LFS

