
Solidariedade: Cáritas diocesana de Lisboa promove semana da saúde visual
Lisboa, 07 mar 2025 (Ecclesia) – Durante a Semana Cáritas, 16 a 23 deste mês, a instituição diocesana de Lisboa promove iniciativas em prol das famílias em situação de vulnerabilidade.
A semana pretende ainda promover a saúde visual, em parceria com a Fundação Essilor, através de rastreios, consultas e oferta de lentes e óculos, com o objetivo “de sensibilizar e mobilizar as pessoas para uma maior empatia e inclusão de pessoas com deficiência visual”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Organizada pela Cáritas de Lisboa e pela Vigararia da Amadora, esta iniciativa decorre no contexto do Jubileu da Esperança, promovendo o cuidado, a inclusão e a justiça social.
Durante esta semana vão ser realizadas tertúlias, conferências, ações de sensibilização e atividades de voluntariado, envolvendo a comunidade e instituições locais.
“A exclusão social, a qualidade de vida dos idosos, as dependências e os desafios enfrentados pelos jovens, o acolhimento e inclusão de migrantes e a urgência da paz e justiça global são temas atuais e importantes para estudar, debater e refletir”, realça o comunicado.
No dia 22 de março, a semana culmina com a Caminhada do Jubileu da Caridade, um momento simbólico que reflete o percurso de proximidade e apoio que a Cáritas de Lisboa percorre diariamente junto de quem mais precisa.
Ao longo da semana, voluntários da CDL vão estar nas ruas a participar no Peditório Nacional, para angariar fundos que permitam que este trabalho desenvolvido continue a proporcionar um “futuro mais digno e inclusivo para aqueles que mais precisam”.
Nos últimos anos, a Cáritas de Lisboa distribuiu mais de 2 milhões de euros em ajudas diretas.
LFS