Solidariedade: APARF assinala Dia Mundial dos Doentes de Lepra
Lisboa, 09 jan 2026 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF) vai assinalar a 25 deste mês, o Dia Mundial dos Doentes de Lepra.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a APARF realça que em pleno século XXI a lepra ainda afeta por ano “mais de 180 mil pessoas e mais de dez mil crianças”.
Com a colaboração de uma vasta rede de voluntários, a APARF sensibiliza “a população nacional para a problemática da Lepra, (quer na vertente de doença física quer na sua acentuada marca de estigma social) ao mesmo tempo que promove o peditório nacional”.
O Dia Mundial dos Doentes de Lepra foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1954, a pedido de Raoul Follereau, a fim de alertar a população mundial para as “condições de sofrimento e de miséria em que vivem muitos milhares de pessoas atingidas pela doença da lepra” e “hoje é celebrado em cerca de 130 países”.
Apesar da existência de tratamento para a doença da lepra e a mesma ter cura, “ainda não foi erradicada sobretudo em países onde existem pessoas que continuam a viver abaixo do nível da dignidade humana e sem acesso a cuidados de saúde básicos”.
A APARF – Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau, fundada em 1987, é uma IPSS, sem fins lucrativos, reconhecida oficialmente de utilidade pública.
LFS

