Sínodo 2024 : Papa Francisco vai presidir a uma celebração penitencial na Basílica de São Pedro
Cidade do Vaticano, 16 set 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai presidir, dia 01 de outubro, pelas 18h00, na Basílica de São Pedro, cidade do Vaticano, a uma celebração penitencial no final do retiro dos participantes na 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.
A celebração penitencial inclui um momento para escutar “três testemunhos de pessoas que sofreram o pecado: o pecado dos abusos; o pecado da guerra; o pecado da indiferença perante o drama presente no fenómeno crescente de todas as migrações”, informa a secretaria-geral do Sínodo.
Uma Igreja que quer caminhar junta “precisa sempre de se reconciliar e o perdão constitui a realização fundamental da Igreja, porque sintetiza a sua natureza e a sua missão”, lê-se
De seguida, procede-se à confissão de alguns pecados. “Não se trata de denunciar o pecado dos outros, mas de se reconhecer como parte daqueles que, por omissão ou ação, se tornam causa de sofrimento, responsáveis pelo mal sofrido pelos inocentes e indefesos”.
“Quem exprime o pedido de perdão fá-lo-á em nome de todos os batizados e em particular, confessará o seguinte: pecado contra a paz; pecado contra a criação, contra os povos indígenas, contra os migrantes; pecado dos abusos; pecado contra as mulheres, família, juventude; pecado de doutrina usado como pedra de arremesso contra; pecado contra a pobreza; pecado contra a sinodalidade / falta de escuta, comunhão e participação de todos”, refere a nota.
No final desta confissão de pecados, o Papa Francisco dirige, “em nome de todos os fiéis, um pedido de perdão a Deus e às irmãs e irmãos de toda a humanidade”.
A celebração penitencial, organizada conjuntamente pela Secretaria Geral do Sínodo e pela Diocese de Roma, em colaboração com a União dos Superiores Maiores (USG) e a União Internacional dos Superiores Maiores (UISG), é aberta a todos, especialmente aos jovens, e pode ser seguida através dos meios de comunicação do Vaticano, que assegurarão a transmissão em direto.
LFS