
Setúbal: Diocese celebra Dia Mundial dos Avós e dos Idosos com encontro no Santuário de Cristo Rei

Setúbal, 22 jul 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Setúbal convida “todos os fiéis” a participar numa celebração dedicada ao Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, no próximo domingo, no Santuário de Cristo Rei (Almada).
“Este encontro pretende ser uma homenagem pública e agradecida aos avós – guardiões da fé, transmissores de esperança e pilares das famílias”, assinala a diocese.
Com base no tema “Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança”, escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e Idosos, a Diocese de Setúbal pretende com este dia “recordar que os avós e os idosos são testemunhas indispensáveis dessa esperança que sustenta a Igreja”.
“Será uma tarde de fé, gratidão e encontro entre gerações, com catequese, testemunhos, Eucaristia e convívio”, convida.
O programa da celebração começa com o acolhimento e catequese, às 14h30, seguindo-se o testemunho de Fátima Fonseca, avó e palestrante habitual da Diocese de Lisboa (15h30), indica a Diocese de Setúbal.
O encontro, no contexto dos 50 anos da Diocese de Setúbal e em sintonia com o Ano Santo 2025, prevê ainda a realização da Missa, pelas 16h30, e de um convívio intergeracional, às 17h30.
“Todos estão convidados a participar – avós, netos, famílias e comunidades”, reforça a Diocese de Setúbal.
A Igreja Católica celebra a 27 de julho o V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o primeiro de Leão XIV como pontífice, para o qual escreveu uma mensagem a denunciar a solidão e abandono dos mais velhos, na sociedade e comunidades católicas.
O Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), divulgou várias propostas de atividades para este dia, entre elas a composição de uma carta e a gravação de um vídeo destinado aos avós ou idosos.
A segunda proposta destina-se aos avós/idosos e convida-os a escrevem uma carta aos netos “ou a quem entendam”, que constitui “a possibilidade de ‘peregrinar’ na memória e deixá-la como ‘testamento de vida’”.
LJ