Setúbal: Cáritas Diocesana assinala Dia Mundial dos Pobres, com partilhas e vivências entre instituições
Cáritas sadina promove também lançamento da campanha solidária de Natal «10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz»
Setúbal, 17 nov 2023 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Setúbal assinala o Dia Mundial dos Pobres 2023 esta sexta-feira e domingo, dias 17 e 19 de novembro, com uma programação que dá protagonismos aos utentes e o lançamento da campanha solidária ‘10 Milhões de Estrelas’.
“Utentes em situação de pobreza das Instituições convidadas serão desafiados a partilhar as suas vivências, abordando as suas dificuldades, apoios das respetivas Instituições, objetivos de vida, e melhorias das respostas, bem como outras temáticas que sintam que sejam importantes partilhar”, informa a Cáritas de Setúbal sobre a sessão que dinamiza esta sexta-feira.
Segundo o programa, entre as 09h30 e as 16h00, deste dia 17 de novembro, vão realizar três momentos de partilha, seguindo de um momento de animação musical e uma declamação literária (spoken word).
No domingo, 19 de novembro, Dia Mundial dos Pobres 2023, o bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, preside à Eucaristia, às 12h00, na Sé sadina, onde a Cáritas Diocesana de Setúbal vai lançar a nova edição da campanha solidária de Natal ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’.
Desde 2003, a campanha ‘10 Milhões de Estrelas’ apoiou diversos projetos em Portugal, através da ação da rede nacional Cáritas, vários projetos de emergência internacional e de emergência nacional.
A operação solidária nasceu numa diocese francesa, em 1984, com os objetivos de “sensibilizar para os valores da paz, como vivência cristã do Natal”, e a ajuda financeira para uma causa num país em dificuldades.
A Igreja Católica assinala o Dia Mundial dos Pobres no penúltimo domingo do ano litúrgico, antes da festa de Jesus Cristo, Rei do Universo, este ano com o tema da mensagem papal «Nunca afastes de algum pobre o teu olhar».
O Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres no final do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia (dezembro 2015-novembro 2016), anunciado na carta apostólica ‘Misericórdia e mísera’, com a qual marca o final do Jubileu.
CB