
Setúbal: Bispo convida «todos, todos, todos» para momentos de oração «pela saúde do Papa Francisco»
Cardeal D. Américo Aguiar divulgou Eucaristias que vão realizar na Atalaia, Almada e Setúbal

Foto: Ricardo Perna/JMJ Lisboa 2023
Setúbal, 24 fev 2025 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal convidou “todos, todos, todos” para participarem em momentos de oração “pela saúde do muito querido Papa Francisco”, durante três dias, de 25 a 27 de fevereiro, em diferentes igrejas da diocese sadina.
“Para além das orações pessoais e das promovidas nas paróquias e comunidades de pertença, divulgo alguns momentos para os quais quero que se sintam convidados todos, todos, todos”, explica D. Américo Aguiar, numa publicação online, enviada hoje à Agência ECCLESIA.
O bispo de Setúbal sublinha que convida “a todos” para esses momentos de oração pela saúde do “muito querido Papa Francisco” que vão dinamizar na diocese, a primeira Eucaristia é esta terça-feira, dia 25 de fevereiro, às 17h30, no Santuário Jubilar de Nossa Senhora da Atalaia, no Montijo.
O Santuário Nacional de Cristo Rei, em Almada, acolhe a Eucaristia no dia seguinte, quarta-feira, 26 de fevereiro, às 17h00, e, na quinta-feira, dia 27, a Missa vai ser celebrada na igreja de São Julião, em Setúbal, às 09h00, informa o cardeal Américo Aguiar.
“Regressado de Roma com o coração apertado pela situação que vive o nosso muito querido Papa Francisco, venho pedir-vos e convidar-vos a especiais momentos de oração com as nossas comunidades e de cada um de nós”, refere o bispo de Setúbal.
Internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, o Papa foi diagnosticado na última terça-feira com uma pneumonia bilateral, num quadro clínico “complexo”, e este sábado o Vaticano informou que Francisco se encontrava em condição “crítica”, com prognóstico reservado.
Esta segunda-feira, dia 24 de fevereiro, o Papa registou uma “ligeira melhoria” no seu estado de saúde, que se mantém “crítico”, tendo telefonado para a Paróquia de Gaza.
“As condições clínicas do Santo Padre, no seu estado crítico, registam uma ligeira melhoria. Hoje não se registaram episódios de crise respiratória asmática; alguns exames laboratoriais melhoraram”, assinala o boletim com informações clínicas, habitualmente divulgado ao final da tarde pela sala de imprensa da Santa Sé.
O quarto internamento do atual pontífice aconteceu na sequência da “exacerbação da bronquite” que o vinha a afetar, segundo nota oficial do Vaticano.
Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; na sua juventude, foi operado a um pulmão, parcialmente retirado.
A 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja Católica e também o primeiro pontífice sul-americano.
Na noite desta segunda-feira, às 21h00 (menos uma Lisboa), o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, vai presidir à recitação do Rosário, na Praça de São Pedro; a partir de hoje, “os cardeais residentes em Roma, com todos os colaboradores da Cúria Romana e da Diocese de Roma”, vão rezar a oração do Rosário pela saúde do Papa Francisco.
CB/OC