Setúbal: Bispo convida diocese a peregrinar até Fátima
Setúbal, 22 out 2024 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal convidou hoje os cristãos a participar na peregrinação diocesana a Fátima, no próximo dia 9 de novembro, no âmbito dos 50 anos da criação da diocese.
Na mensagem com o título “Com Maria, Peregrinos da Esperança”, o cardeal D. Américo Aguiar lembra palavras escritas na carta pastoral deste ano, em que procurou resumir o percurso de pastores, leigos e todos os homens e mulheres de boa vontade, ao longo de quase 50 anos.
“Muito devemos aos que vieram antes de nós e que nos transmitiram a Fé da Igreja, através do seu testemunho orante e do seu trabalho pela edificação do Povo de Deus. Por eles fomos introduzidos nesta nossa Igreja de Setúbal, na qual nos alimentamos e recebemos a inspiração e graça para continuar adiante”, recordou.
Segundo D. Américo Aguiar, este é um percurso em que diocesanos descobriram que são “casa de todos e para todos, todos, todos”.
“Nós, que desde o início fomos chamados a «Diocese da Esperança», descobrimo-nos assim como portadores da Esperança que só Cristo dá, e queremos cada vez mais dar as razões dela, deixando-nos interrogar sem medo por este mundo, porque sabemos bem Aquele que é a fonte que mana e corre, apesar de todas as noites das nossas existências”, assinalou.
O bispo de Setúbal fala na intenção de colocar “esta luz bem alto, no candelabro, para iluminar todos os que vivem nesta Casa Comum”.
No entanto, D. Américo Aguiar sublinha que esta peregrinação à Casa Mãe “é também um gesto de dar graças por tudo o que” construiu diocese e a fez chegar aqui.
“Pelos rostos, pelas vozes, pelos esforços, pelas derrotas e suas superações, pela imaginação, pelos sonhos já cumpridos e por cumprir, por todos os daqui e por todos os que chegaram e chegam para nos enriquecer. Dar graças por tudo, tudo, tudo, e por todos, todos, todos”, referiu.
D. Américo Aguiar exortou diocesanos a dar glória a Deus e a entregar o presente e futuro.
“Vamos – com a alegria de saber que não estamos sós – alimentar a nossa Esperança num mundo que, com Deus, queremos tornar cada vez mais sinal do Seu amor e Vida. Vamos descobrir-nos sal, semente, luz, fermento, vinho novo, odres novos, archotes do Espírito Santo”, convocou.
“Convido-vos à Peregrinação, convoco-vos para o Caminho. Vamos?”, concluiu.
PROGRAMA 09h – Chegada a Fátima (concentração na Cruz Alta) e desfile para a Capelinha 09.30h – Saudação a Nossa Senhora na Capelinha das Aparições; 10h – Terço do Rosário na Capelinha das Aparições; 11h – Celebração da Missa na Basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo Cardeal D. Américo Aguiar, e concelebrada por D. Gilberto dos Reis e D. José Ornelas Carvalho 12h – Intervalo para almoço 15h – Encontro celebrativo jubilar na Basílica da Santíssima Trindade (Testemunhos, Consagração e momento musical) 17h – Encerramento e partida |
As comemorações do Jubileu dos 50 anos de criação da Diocese de Setúbal iniciaram-se no dia 16 de julho e encerram-se a 28 de dezembro de 2025.
A Diocese de Setúbal foi criada a 16 de julho de 1975 pelo Papa São Paulo VI com a Bula ‘Studentes Nos’ e atualmente é constituída por 57 paróquias e sete vigararias: Almada, Barreiro-Moita, Caparica, Montijo, Palmela-Sesimbra, Seixal e Setúbal.
LJ/LFS
Setúbal: Diocese inicia comemorações do jubileu dos 50 anos de criação