Semana da Vida: Este ano o tema está centrado no «Amor e Esperança – o que geram na tua Vida?»

Lisboa, 13 mai 2025 (Ecclesia) – A Semana da Vida 2025, que decorre entre 11 e 18 de maio, tem como tema «Amor e Esperança – o que geram na tua vida?».

O mote para esta semana tem por base a esperança, amor e vida, neste Ano Jubilar, convidando a uma “peregrinação solidária”, em família ou individual, ao longo da Semana da Vida 2025, no sentido “da procura efetiva do outro ou dos outros que precisam de nós”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Semana da Vida teve início a 11 de maio em todas as dioceses e termina no dia 18 de maio com a celebração da missa dominical, às 11h00, na Catedral de Santarém, por D. José Traquina, Bispo de Santarém.

Em ano Jubilar, como “peregrinos da esperança” celebrar a semana da vida é “darmos um sentido especial, que nos deve conduzir a um dinamismo de proximidade, onde a ternura de Deus se manifesta como caminho de amor, superando todos os egoísmos, e dando sentido à vida”, lê-se na mensagem para esta semana.

“Num mundo cheio de fragilidades em que vivemos, somos muitas vezes contagiados por elas, onde o desânimo se instala, o desalento domina o nosso coração e o medo nos invade. Perde-se a alegria da vida, a esperança desabita o nosso cotidiano, caminhamos sem horizontes. Onde está o verdadeiro sentido da vida?”

LFS

MENSAGEM

Cada ano somos convidados a celebrar a Semana da Vida, iniciativa que nos conduz a olharmos a vida como dom e serviço. Em ano Jubilar, como “peregrinos da esperança” celebrarmos a semana da vida é darmos um sentido especial, que nos deve conduzir a um dinamismo de proximidade, onde a ternura de Deus se manifesta como caminho de amor, superando todos os egoísmos, e dando sentido à vida.

Num mundo cheio de fragilidades em que vivemos, somos muitas vezes contagiados por elas, onde o desânimo se instala, o desalento domina o nosso coração e o medo nos invade. Perde-se a alegria da vida, a esperança desabita o nosso cotidiano, caminhamos sem horizontes. Onde está o verdadeiro sentido da vida?

A família é o lugar privilegiado para redescobrir a beleza da vida enquanto projeto de felicidade, vivido na esperança onde cada um se faz dom aos outros e disponível para aprender o serviço. É o lugar por excelência para amar e se deixar amar. As famílias, no dizer do Papa Francisco “são um tesouro precioso e não são peças de museu, é através delas que se concretiza o dom no compromisso recíproco, na abertura generosa aos filhos e no serviço à sociedade”.

A Semana da Vida pretende ajudar-nos a todos nós a acalentarmos a esperança de que ancorados no amor de Deus, Ele nos conduz a uma vida que é sonhada, uma vida que se faz e refaz na procura da santidade. Só em caminho, os homens e as mulheres, os idosos e as crianças serão capazes de viver a alegria e o compromisso de fazerem de cada dia uma dádiva de Deus, porque só no amor e na esperança a vida faz sentido.

Vivamos a Semana da Vida como oportunidade que nos é proporcionada para olharmos a vida na sua beleza, mesmo com as dificuldades em que esbarramos, e saibamos erguer o estandarte da esperança, levando a mochila do amor que faz de nós verdadeiros peregrinos.

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Scroll to Top