Santarém: Símbolos da JMJ estão na vigararia de Torres Novas
Depois de percorrerem vários locais vão para Almeirim no dia 18 deste mês.
Santarém, 14 jun 2023 (Ecclesia) – Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão na Diocese de Santarém, onde vão permanecer até ao dia 30 de junho, e, atualmente, encontram-se, até dia 17 deste mês, na vigararia de Torres Novas.
Santarém é a 20ª diocese a receber a Cruz Peregrina e o ícone da Nossa Senhora Salus Populi Romani e durante este mês vão passar pelas várias vigararias daquele território.
Os símbolos da JMJ começaram a semana na vigararia do Entroncamento, onde, no dia 5 de junho, visitaram algumas escolas e instituições e no final do dia foram entregues à Paróquia da Golegã, que chegaram numa carroça puxada por cavalos, num gesto tradicional e típico da freguesia, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Ainda no dia 07 de junho, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani chegaram, de comboio, a Tomar, e dali partiram em procissão até à Igreja de Santa Maria do Olival.
No dia 08 de junho, os símbolos percorreram, na procissão do Corpo de Deus, as ruas da cidade de Tomar, na presença de D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, e D. José Traquina, Bispo de Santarém.
Naquela vigariaria, os símbolos da JMJ visitaram diversos lares e outras instituições. Durante a tarde do dia 10 deste mês estiveram na festa de Carril e fizeram parte do passeio de motas e carros antigos no Carqueijal.
No final do dia, realizou-se uma Celebração na Praia Fluvial do Alqueidão, seguida de uma peregrinação pelas ruas de Tomar.
Já em Torres Novas, os Símbolos foram recebidos pela população e seguiram até à Vigília de Oração na Igreja Paroquial de Riachos.
Durante o dia 13 de junho, os Símbolos da JMJ visitaram as instituições da região e terminaram em Vigília de Oração na Igreja Matriz de Pedrógão.
A vigararia de Torres Novas vai entregar os símbolos da JMJ2023 à vigararia de Almeirim onde vão permanecer de 18 a 21 deste mês.
De 22 a 26 de junho vão estar na vigararia de Santarém e de 27 a 30 de junho peregrinam na vigararia de Rio Maior.
LFS