Santarém: Museu diocesano propõe workshop de plantas bíblicas
Santarém, 11 out 2023 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém propõe, dia 16 deste mês, entre as 14h00 e as 18h00, um workshop sobre plantas bíblicas destinado a pessoas interessadas nos temas da arte cristã, botânica, proteção do meio ambiente e da biodiversidade.
Durante a iniciativa vão ser estudadas plantas que, “sob uma perspetiva simbólica e teológica, são com maior frequência referidas no Antigo e Novo Testamento”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A formação, coordenada pelo biólogo Luis Mendonça de Carvalho (UTAD), vai apresentar plantas que “foram importantes para a economia de Canaã e que são também elas mencionadas na Bíblia” e vão ser estudados “alguns exemplos da simbologia das plantas na arte sacra medieval e renascentista”.
Durante o workshop, os participantes vão ser elucidados sobre “de que madeira era feita a Arca da Aliança; o que era o maná caído do Céu?; que planta era a sarça-ardente; o que eram os lírios-do-vale e a Rosa de Sharon elogiados no Cântico dos Cânticos; que simbologia estava associada à romã; que plantas eram utilizadas nos óleos de unção; de onde provinha o incenso e a mirra e qual a simbologia a eles associada; qual a simbologia das folhas de palmeira (ramos de palma); qual a madeira utilizada para fazer a Cruz de Cristo?; a Coroa-de-Espinhos foi feita a partir de que planta?; Qual é a Árvore-da-Vida? e qual era o significado das cerejas, morangos, nozes, peras e maçãs na arte sacra?”
Entrega algumas amostras simbólicas aos participantes (incenso e mirra), assim como cerca de 120 PDF de livros e artigos sobre o tema e a apresentação PowerPoint.
O responsável da formação, Luís Mendonça de Carvalho é biólogo (UTAD), mestre em Bioquímica Vegetal (Universidade de Lisboa), doutor em Sistemática e Morfologia de Plantas (Universidade de Coimbra) e Visiting Scholar na Universidade de Harvard.
LFS