
Santarém: Museu Diocesano promove concerto de verão com Afonso Cabral

Santarém, 20 ago 2025 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém vai acolher no dia 30 de agosto, a partir das 18h, a sexta edição do ‘Concerto de Verão +MUSEU2025’, com Afonso Cabral, em duo com Pedro Branco.
“Na Comemoração do 11.º Aniversário do Museu Diocesano de Santarém, o programa não pode deixar de contemplar este momento de encontro com um artista do panorama musical português, com a estreia do seu projeto em Santarém!”, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O Museu Diocesano de Santarém convida a participar na iniciativa que “como sempre”, se realiza “no último sábado de agosto, ao final da tarde”, e cuja “receita é simples e intimista: um pequeno palco no pátio, para uma plateia muito limitada, o artista e as suas músicas”.
Os lugares para o concerto são limitados pelo que as reservas devem ser feitas pelo telefone 24304065 ou email geral@museudiocesanodesantarem.pt.
“Afonso Cabral (Lisboa, 1986) tem sido uma presença constante, embora por vezes discreta (como ele gosta), na cena musical lisboeta nos últimos 15 anos – quer seja com os seus You Can’t Win, Charlie Brown, como parte integrante das bandas de Bruno Pernadas, Minta & The Brook Trout ou Mais Alto! ou como escritor de canções para outros intérpretes”, contextualiza o Museu Diocesano de Santarém.
O artista é autor da canção “Anda Estragar-me os Planos”, escrita em parceria com Francisca Cortesão para o Festival da Canção 2018 para a voz de Joana Barra Vaz e reinterpretada mais tarde por vários cantores, tais como Salvador Sobral e Tim Bernardes.
“Depois de Morada, em 2019, lançou, no final de 2024, o seu segundo álbum a solo, Demorar — um disco de novas canções com a voz de Cabral no centro e que conta com participações do japonês Shugo Tokumaru e de Manuela Azevedo, dos Clã”, acrescenta o museu.
Segundo a nota, “‘Demorar’ tem sido muito bem recebido pela crítica, fazendo frequentemente parte das listas de melhores do ano, nomeadamente 3.º lugar para a Blitz e Radar e 11.º para a Antena 3, entre muitos outros”.
A abertura solene do Museu Diocesano de Santarém decorreu a 12 de setembro de 2014, na presença do então presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva.
LJ